RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sobre a luz e as potências do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema

Mostrar registro simples

Autor Polidoro, Bruno Bortoluz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6702638574163338;
Orientador Kilpp, Suzana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Sobre a luz e as potências do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema;
Resumo Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, e tem como objetivo geral discutir a fotografia – e a luz, em especial – como atualização do escuro em audiovisuais. A fundamentação teórica é construída principalmente a partir de conceitos propostos por Vilém Flusser, Henri Bergson, Gilles Deleuze, Jacques Aumont e Jean-Paul Sartre. Com foco no cinema, a análise é feita em filmes nos quais aparecem cenas de sexo; aponta nessas imagens técnicas a intervenção da fotografia na formulação dos conceitos fílmicos; e esboça alguns jogos de claros e escuros criados por uma luz líquida. A metodologia combinou rizomaticamente a desconstrução, a cartografia e a dissecação, e permitiu autenticar molduras intrínsecas à iluminação e à construção fotográfica de imagens de alcova.;
Abstract The present thesis is inserted in the Media and Audiovisual Processes research line, and its general objective is to discuss photography – and light, especially – as an update of the dark in audiovisuals. The theoretical basis is built mainly from concepts proposed by Vilém Flusser, Henri Bergson, Gilles Deleuze, Jacques Aumont and Jean-Paul Sartre. Focusing on cinema, the analysis is made of movies in which there are sex scenes; points out in these technical images the interference of photography in the formulation of filmic concepts; and outlines some games from lights and shadows created by a liquid light. The methodology rizomatically combined the deconstruction, the cartography and the dissection, and made the authentication of framings intrinsic to the lighting and to the alcove photographic images construction possible.;
Palavras-chave audiovisualidades; cinema; conceitos fílmicos de sexo; imagens técnicas; fotografia; audiovisualities; cinema; filmic sex concepts; technical image; photography;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-03-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2640;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística