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Competências do coodenador de voluntários: um estudo exploratório em organizações da sociedade civil de Porto Alegre

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Autor Azevedo, Debora Costa de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4055857432745232;
Orientador Bitencourt, Claudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Competências do coodenador de voluntários: um estudo exploratório em organizações da sociedade civil de Porto Alegre;
Resumo O terceiro setor emergiu no Brasil como uma alternativa aos problemas sociais, impulsionado pelo crescimento das desigualdades sociais e da pressão dos cidadãos por soluções em diferentes realidades para as mais diversas questões. Nesse contexto, se dá o crescimento do voluntariado no Brasil, estimulado pela notoriedade na mídia e pelo incentivo por parte das empresas. Sendo este um vínculo de trabalho diferente dos convencionais (por não ser remunerado, ter horário livre e carga horária reduzida), a gestão dos voluntários representa um desafio para as organizações do terceiro setor. Uma possível abordagem para a discussão dessa gestão é a análise das competências necessárias ao Coordenador de Voluntários, responsável nas organizações do terceiro setor pela gestão dos voluntários e das relações desses com a organização. Este estudo visa, por meio de uma pesquisa qualitativa com características exploratórias, realizada em seis organizações da sociedade civil de Porto Alegre, identificar e analisar as principai;
Abstract The Third Sector emerged in Brazil, stimulated by the growth of social inequalities and the pressure for solutions for the most diverse questions, as an alternative to social problems. In this context, the number of volunteers in Brazil has been growing, also stimulated by the notoriety in the media and the incentive from companies. Voluntary employment is unpaid employment, a different work relation, so management of volunteers represents a challenge for the Third Sector organizations. A possible approach for this issue is to analyze competencies of the Volunteers Coordinator - responsible in each organization for volunteers’ management, including the relations between theses and the organization. This study aims at, by means of a qualitative research with exploratory characteristics, developed in six organizations of the civil society in Porto Alegre, to identify and to analyze the competencies of a Volunteer Coordinator of an Third Sector organization that looks after children and adolescents in situation;
Palavras-chave recursos humanos; terceiro setor; trabalho voluntario; competência organizacional;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 22-03-2007;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2708;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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