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O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos

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metadataTrad.dc.contributor.author Gomes, Victor Márcio Laus Reis;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2233341168995716;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silveira, Teniza da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8476700856372881;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação enfoca o processo estratégico de marketing, ou seja, a formulação e implementação de estratégias de marketing, em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software. Seus objetivos estão centrados na análise do processo, examinando a relação entre a formulação e a implementação e o papel da improvisação e da adaptação no processo estratégico de marketing. Também é investigada a percepção dos executivos das empresas analisadas sobre a contribuição do processo estratégico de marketing para a obtenção de vantagem competitiva, bem com a representação do conteúdo da estratégia de marketing em materiais de divulgação. A metodologia do trabalho envolveu a realização de um estudo de casos múltiplos em cinco empresas de desenvolvimento de software, sendo quatro empresas de pequeno porte e uma de médio porte. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais executivos e análise de materiais de divulgação. Após a análise individual, foi realizada a análise comparativa dos casos.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation is focused on the strategic marketing process, which involves the formulation and the implementation of marketing strategies, in small and medium software development companies. Its objectives are to analyze the process, examining the relation between formulation and implementation and the role of improvisation and adaptation on the strategic marketing process. It also investigates the executives of the analyzed companies’ perception of the strategic marketing process contribution to the creation of competitive advantage, as well as the representation of the strategic marketing content in promotional materials. A multiple-case study was conducted in five software development companies, four small companies and one medium. The evidences were collected through semi-structured interviews and promotional materials. The cases were first individually analyzed and then a comparative analysis was conducted. The integration between formulation and implementation was identified, as well as the influe;
metadataTrad.dc.subject gestão de marketing; processos estratégicos; estratégia de marketing; marketing management; strategic marketing process; marketing strategy;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-04-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2715;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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