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As redes sociais em aglomerações de empresas: o caso dos curtumes de Estância Velha

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metadataTrad.dc.contributor.author Reyes Junior, Edgar;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Achyles Barcelos da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0173272835376949;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As redes sociais em aglomerações de empresas: o caso dos curtumes de Estância Velha;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação procura analisar aglomerações geográficas de empresas a partir de uma abordagem relacional, partindo da hipótese de que as relações sociais, tanto internas, quanto externas a rede, impactam no desempenho individual das organizações em tais ambientes. A base destas relações é a confiança, que é ao mesmo tempo elemento formador e estruturador do conjunto de relações e que é analisada a partir de seus componentes baseados em características, processos e instituições. Foram estudados os 53 curtumes e indústrias químicas para curtumes de Estância velha, sendo citadas ao todo 250 empresas, em um estudo quantitativo em que utilizou-se como metodologia a análise de redes sociais por esta permitir a mensuração destas relações e criação de um índice relacional. Os principais resultados obtidos permitem afirmar que as relações baseadas em processo e em instituições têm impacto significativo sobre o índice relacional, que as relações extra-rede têm grande importância para estas empresas, sendo que em al;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation seeks analyze geographic agglomerations of companies starting a relational approach, based on the hypothesis that social relations, both internal as external to the network, impacting on the performance of individual organizations in such environments. The basis of these relations is trust, which is both building and structuring element of the set of relationships and is considered as of its components based on characteristics, processes and institutions. We studied all 53 leather and chemical industries of Estancia Velha, and in all 250 companies are listed in a quantitative study in which it was used as methodology of social networks analysis that enable the measurement of these relationships and create a relational index. The main results show that the relations based on process and institutions have significant impact on the relational index, that relations extra-network have great importance for these companies, while some cases end up occupying the central position in the network, in p;
metadataTrad.dc.subject aglomerações de empresas; análise de redes sociais; confiança; districts; social network analysis; trust;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 27-03-2008;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2733;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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