RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Comportamento do consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre em dois canais de distribuição

Mostrar registro simples

Autor Hoppe, Alexia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8525876918878709;
Orientador Vieira, Luciana Marques;
Lattes do orientador VIEIRA, Luciana Marques;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Comportamento do consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre em dois canais de distribuição;
Resumo Os padrões de consumo de alimentos vêm sofrendo evidentes transformações nas últimas décadas, as quais são largamente atribuídas às preocupações com a sustentabilidade ambiental e com a saúde humana. Uma das conseqüências deste processo foi a rápida expansão da agricultura orgânica mundial. De acordo com a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica, a agricultura orgânica é um sistema de produção que preza pela salubridade do solo, dos indivíduos e dos ecossistemas, utilizando adubos e pesticidas orgânicos e evitando o uso de produtos químicos na lavoura. A área dedicada mundialmente à agricultura orgânica apresentou um crescimento aproximado de 1.9 milhões de hectares entre 2006 e 2007. No Brasil, o mercado de alimentos orgânicos demonstrou um crescimento anual de aproximadamente 25% desde o ano 2000. Motivados por este expressivo crescimento, diversos estudos vêm sendo realizados para melhor compreender o comportamento do consumidor de produtos orgânicos. Sabe-se que o comportamento do co;
Abstract It is widely recognized that patterns of food consumption are currently changing as a result from concerns about environmental sustainability and human health issues. This trend has contributed to the rapid expansion of organic agriculture around the world. According to the International Federation of Organic Agriculture Movements, organic agriculture is a production system that sustains the health of soils, people and ecosystems, using organic pesticides and avoiding e.g. the use of antibiotics and growth hormones. The area of agricultural land used worldwide for organic agriculture has increased by almost 1.9 million hectares from 2006 to 2007. In Brazil, the market for organic food has shown an annual growth rate of approximately 25% since year 2000. This expressive growth has encouraged several studies on the motivation behind consumers’ decision to purchase organic food. It is known that consumer behavior is directly linked to consumer’s culture, family, environment as well as to their economic reality.;
Palavras-chave comportamento do consumidor; produtos orgânicos; consumer behavior; survey; organic food;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 11-03-2010;
Agência de fomento Universidade do Vale do Rio dos Sinos,Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2755;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística