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Informações sobre gestão estratégica de custos divulgadas por companhias abertas brasileiras

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metadataTrad.dc.contributor.author Wrubel, Franciele;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8667842721265734;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Diehl, Carlos Alberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1642575921779245;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Informações sobre gestão estratégica de custos divulgadas por companhias abertas brasileiras;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar as informações de gestão estratégica de custos (GEC) encontradas nos relatórios das companhias abertas brasileiras listadas nos níveis de governança corporativa da BOVESPA. Para isso, foi realizada uma pesquisa nos relatórios de 2005, 2006 e 2007 de 30 companhias dos níveis 1, 2 e Novo Mercado de governança corporativa, em quantidade proporcional ao total de 140 companhias listadas nesses níveis no segundo semestre de 2007. A amostra foi constituída por escolha aleatória das companhias e calculada utilizando o maior Coeficiente de Variação de Pearson e grau de significância de 5%. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, os relatórios foram analisados e as informações sobre GEC foram classificadas em 16 categorias. As categorias foram definidas com base nos temas-chaves de GEC, propostos por Shank e Govindarajan (1997): Análise dos direcionadores de custos, Análise da cadeia de valor e Análise do posicionamento estratégico. Para validá-las utili;
metadataTrad.dc.description.abstract The main objective of this paper was to identify and analysis which strategic cost management (SCM) information may be found in the Brazilian open companies’ reports listed in BOVESPA’s corporate governance levels. To do that, some research was conducted in the 2005, 2006 and 2007 reports of 30 companies of levels 1, 2 and New Market of corporate governance, in proportional amount to the total of 140 companies listed in those levels in the second semester of 2007. The sample was made up of companies randomly chosen and calculated by using the highest Pearson’s Variation Coefficient and a significance degree of 5%. The reports were analyzed through the content analysis technique and the information on SCM was classified in 16 categories. The categories were set based on SCM key-topics, proposed by Shank and Govindarajan (1997): Cost Driver Analysis, Value Chain Analysis, and Strategic Positioning Analysis. In order to validate them, the Delphi Run technique was used. The information on SCM, after being classif;
metadataTrad.dc.subject categorias de gestão estratégica de custos; divulgação de gestão estratégica de custos; práticas de gestão estratégica de custos; gestão estratégica de custos; strategic cost management categories; strategic cost management practices; strategic cost management publishing; strategic cost management;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-07-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2864;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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