RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

M_ONTO: proposta de modelagem semântica para uma ontologia do domínio EAD

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Müller, Carolina;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4539027563277330;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Chishman, Rove Luiza de Oliveira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1643482848844538;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title M_ONTO: proposta de modelagem semântica para uma ontologia do domínio EAD;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho propõe a modelagem Semântica para a construção de uma ontologia para o domínio da Educação a Distância. Busca na Semântica uma abordagem para representar a descrição e conceituação do domínio EAD, partindo do pressuposto de que é necessário modelar os relacionamentos entre conceitos com base em uma abordagem capaz de ampliar a rede de relações. Fundamenta-se na Semântica Lexical (CRUSE, 1986, 2000) e na Semântica de Frames (FILLMORE, 1982), baseando-se nas relações paradigmáticas e sintagmáticas (SAEED, 2003; CALZOLARI et. al, 2010), levando em conta as relações de hiponímia, sinonímia e meronímia, para estabelecer a taxonomia (hierarquia de classes) e papéis temáticos e frames para outros tipos de relações. Tomando como corpus manuais de uso do ambiente Moodle, este estudo propõe a construção de uma ontologia com vistas a contribuir com a melhoria dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O resultado desta investigação aponta para a Semântica de Frames como uma possível abordagem para descrever o significado em ontologias.;
metadataTrad.dc.description.abstract This work proposes the Semantics Modelling for the construction of an ontology for the Remote Education dominion. It quests in Semantics an approach to represent the description and conceptualization of the EAD dominion, having as a starting point that it is necessary to model relationships among concepts with base in a capable approach of extending the relations network. Based on Lexical Semantics (CRUSE, 1986, 2000) and on the Frames? Semantics (FILLMORE, 1982), based on the Paradigmatic and Sintagmatic relations (SAEED, 2003; CALZOLARI et. al, 2010), considering relations of hiponomy, synomny, meromny, to establish taxonomy (class hierarchy) and thematic roles and frames for other kind of relations. Takins as corpus Moodle environment usage manuals, this study porposes the construction of and onthology having in sight a contribution on improving Learning Virtual Environments. The result of this investigaton points towards Frame Semantics as a possible approach on describing meanings in onthology.;
metadataTrad.dc.subject Ontologia; Educação a distância; Semântica; Frames; Onthology; Remote education; Semantics;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2011-03-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Milton Valente;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2989;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics