RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Construção automática de redes sociais móveis no ambiente Moodle

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Castro, Tássia Portela Serrão de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3784222819536624;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6515044727348778;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Construção automática de redes sociais móveis no ambiente Moodle;
metadataTrad.dc.description.resumo Os métodos de ensino tradicional dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (ou LMS do termo em inglês Learning Management System ) são rígidos por natureza e impõem limitações ao processo de ensino. Por terem um padrão fechado, essas ferramentas acabam prejudicando o aluno, pois o impedem de interagir com qualquer pessoa que compartilhe dos mesmos interesses que ele. Por exemplo, o aluno posta uma dúvida sobre um determinado assunto no fórum e às vezes espera dias, semanas, sem obter retorno algum. Como resultado, os conceitos de comunidade, relação e interação entre os usuários são necessários para superar essas limitações. Atualmente o Moodle não provê ferramentas que dão suporte a criação de uma rede social que consiga ser articulada pelos participantes. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um software social que possibilite a criação e articulação de redes sociais online no ambiente Moodle de forma automática. A partir disso, espera-se que cada aluno possa ter o seu próprio espaço, com comunidades virtuais de prática específicas para as suas necessidades, e que ele consiga também a qualquer momento adicionar novas pessoas a essas comunidades, que estejam em qualquer lugar, ou seja, em qualquer Moodle, curso, grupo ou fórum, ampliando além da rede social, as possibilidades educacionais que somente a aprendizagem colaborativa possibilita. para as suas necessidades, e que ele consiga também a qualquer momento adicionar novas pessoas a essas comunidades, que estejam em qualquer lugar, ou seja, em qualquer Moodle, curso, grupo ou fórum, ampliando além da rede social, as possibilidades educacionais que somente a aprendizagem colaborativa possibilita.;
metadataTrad.dc.description.abstract The traditional teaching methods of the Learning Management Systems (or LMS) are rigid in nature and impose limitations on the teaching process. By having a closed pattern, these tools end up hurting the student, for preventing it from interacting with anyone who shares the same interests as him. For example, the student posts a question about a particular topic in the forum and sometimes wait days, weeks, without getting any return. As a result, the concepts of community, relationship and interaction between users are required to overcome these limitations. Currently Moodle does not provide tools that support the creation of a social network that can be articulated by the participants. The purpose of this study is to develop a social software that enables the creation and articulation of online social networking in Moodle automatically. From this, it is expected that each student can have your own space, with virtual communities of practice specific to their needs, and he can also at any time add new people to these communities, they are everywhere, that is, in any Moodle course, group or forum, extending beyond social networking, the educational possibilities that only collaborative learning provides;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem colaborativa; Redes sociais online; Sistemas de gerenciamento de aprendizagem; Collaborative learning; Online social networking; Learning management systems;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2012-03-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3015;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics