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Na borda extrema do visível: discursos sobre identidade nacional nas fotorreportagens de Pierre Verger em O Cruzeiro (1946-1951)

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Autor Ramos, Júlia Capovilla Luz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6214932764711768;
Orientador Marocco, Beatriz Alcaraz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0598418499690877;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Na borda extrema do visível: discursos sobre identidade nacional nas fotorreportagens de Pierre Verger em O Cruzeiro (1946-1951);
Resumo Como as reportagens fotográficas das festas populares do nordeste do Brasil, realizadas por Pierre Verger para a revista O Cruzeiro (1946-1951), se relacionam com a construção da nação brasileira na "Era Vargas"? Para responder a esta pergunta-problema, Michel Foucault (1926-1984) nos aponta um caminho: por meio dos discursos. Pretende-se, neste trabalho, discutir quais foram as contribuições das fotorreportagens de Pierre Verger para a construção de uma identidade nacional entre os anos de 1946 a 1951. Publicadas em O Cruzeiro, essas fotos propõem um jogo de invisibilidade e visibilidade ao articular o discurso do Estado, da revista e do próprio fotógrafo ("autor"), formando uma rede, sem, contudo, explicitar tal operação ou limitá-la ao que está dentro do quadro imagético. Tampouco, se trata de aprisionar tais fotografias num discurso pedagógico proposto a partir do Estado Novo, pois, ao mesmo tempo, elas apontam um esforço de escapar da episteme da época.;
Abstract How do the photographic reports of folk festivals in the northeast of Brazil, made by Pierre Verger for the magazine O Cruzeiro (1946-1951), relate to the construction of the Brazilian nation in the "Vargas era"? To answer this problem question, Michel Foucault (1926-1984) points out one way: through the speeches. It is intended, in this work, to discuss what the contributions of Pierre Verger Photo Reports were, in order to build a national identity from 1946 to 1951. Those photos published in O Cruzeiro suggest an array of invisibility and visibility by articulating the discourse of the State, the magazine and the photographer himself ("author"), forming a network, without, however, making evident such operation or restrict it to what is inside the imaging picture. Nonetheless, it is about imprisoning such photographs in a pedagogical discourse proposed by the New State, because, at the same time, they show an effort to escape from the episteme of the time.;
Palavras-chave Rede discursiva; Fotorreportagem; Pierre Verger; O Cruzeiro; Identidade nacional; Discursive network; Photo report; National identity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-07-06;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3362;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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