Autor |
Machado, Ricardo de Jesus; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8403191368414581; |
Orientador |
Ladeira, João Damasceno Martins; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5245380818198943; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Técnica e Audiovisualidades: arquitetura de informação e a emergência do homem na tecnocultura; |
Resumo |
A pesquisa apresentada a seguir busca estabelecer atravessamentos entre as dimensões da técnica e das audiovisualidades no contexto social em que estamos inseridos, chamados neste estudo de tecnocultura. Nesse sentido, propõe-se a tentar compreender as condições de emergência de um tipo de Arquitetura de Informação hegemônico como técnica de organização de dispersões no espaço digital. Para tanto, tem-se como objeto empírico de pesquisa a home page da versão digital do jornal Zero Hora. A partir de inúmeras relações teórico-empíricas, evidenciou-se um sofisticado processo de controle dos leitores/internautas por meio de um conjunto de regras que organiza o espaço a partir do texto – HTML – operacionalizados, justamente, pela Arquitetura de Informação. Tais fenômenos surgem de uma estética, no sentido ético e político, em que a vida humana em todos seus aspectos – zoé e bios¬ – passam a ser objetos de monitoramento e, consequentemente, de controle. O que há de novo nesse processo de controle é que, a despeito das experiências predecessoras, ele não ocorre de forma linear, centralizada, mas de forma dispersa e descentralizada.; |
Palavras-chave |
Técnica; Arquitetura de informação; Tecnocultura; Controle; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-04-09; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3768; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |