RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico e artesanato: estudo da organização Histórias na Garagem

Mostrar registro simples

Autor Cândido, Luciane Aparecida;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7251041441067970;
Orientador Parode, Fábio Pezzi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2559908721277242;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico e artesanato: estudo da organização Histórias na Garagem;
Resumo Essa pesquisa tem como tema a produção artesanal e o design. Para tanto, tem como objeto de estudo a atuação da loja Histórias na Garagem quanto à valorização cultural/identitária e produção artesanal orientada pelo design a partir de sua aproximação com artesãos. Como problemática de pesquisa tem-se a questão: Como a Histórias na Garagem contribui para a valorização cultural/identitária e reformulação da cadeia de valor da produção artesanal orientada pelo design? Para responder ao problema de pesquisa, indica-se como objetivo geral analisar a aproximação da empresa junto aos grupos Bichos do Mar de Dentro, Canoa, Redeiras e Ladrilã, para a identificação da contribuição na valorização cultural/identitária e reformulação da cadeia de valor da produção artesanal. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa é exploratória, com abordagem de caráter qualitativo; os procedimentos técnicos adotados foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa de campo foi realizada com dois grupos distintos: o primeiro trata das proprietárias e responsáveis pela loja investigada; e o segundo dos grupos de artesãos parceiros selecionados. Como resultado indica-se que a atuação da loja junto aos grupos de artesãos contribui para a valorização cultural/identitária a partir da produção de artefatos que resgatam técnicas de produção artesanal orientados pelo design.;
Abstract This research has as its theme the craftsmanship and design. The study object intends to show the performance of the company “Stories in Garage” on the cultural / identity and handicraft production value-driven design from his approach with artisans. As a research problem is the question: How Stories in Garage contributes to the cultural recovery / identity and reformulation of the value chain of craft production oriented by design? To answer to this research, it is stated as a general objective is to analyze the approach of the company with the groups “Bichos do Mar de Dentro, Canoa, Redeiras and Ladrilã” to the contribution of cultural identification in recovery / identity and reformulation of the value chain artisanal production. In the methodological procedures this research is exploratory, with qualitative approach; the technical procedures adopted were literature review, field research from semi-structured interviews. The field research was carried out with two distinct groups: First proprietary and responsible for the investigated store; and second with the selected partners’ artisans groups. As a result it is stated that the store's performance with the artisan groups contributes to the cultural / identity recovery from the production of artifacts that rescue craft production techniques guided by design.;
Palavras-chave Design estratégico; Produção artesanal; Artesanato; Valorização cultural/identitária; Histórias na Garagem; Strategic design; Artisanal production; Handicraft; Cultural appreciation identity; Stories in Garage;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3815;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística