Resumo:
O presente trabalho reconstrói historicamente as trajetórias de professores aposentados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, em um percurso que compreende a sua criação como ETFPI até tornar-se IFPI. As trajetórias compreendem o processo em que a Instituição se desenvolveu, entre as décadas de 1970 a 2010. As memórias individuais, tomadas como documentos, foram analisadas coletivamente. A pesquisa tem como objetivo discutir acerca da educação profissional e dos caminhos trilhados por cinco docentes que participaram dos processos de implementação e das transformações ocorridas no Ensino Técnico Profissionalizante. Nesse contexto, a ênfase recai sobre as práticas do exercício da docência no ensino profissionalizante e na construção de um espaço escolar. O estudo aborda conceitos ligados à historicidade, ao discurso e às experiências relatadas. A metodologia desenvolvida relaciona-se aos pressupostos da História Oral que, valendo-se das narrativas memorialísticas e sob o aporte teórico da História Cultural, produz um corpus empírico passível de estudo. As memórias analisadas permitiram entrever diferentes aspectos relacionados à educação profissional, ao espaço escolar e as práticas docentes. As recordações e os esquecimentos possibilitaram entrever, de forma geral, o caminho percorrido pela educação profissional no Brasil e, em particular, alguns fragmentos deste caminho no estado do Piauí.