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A consolidação de um monopólio de decisões: a Rede Globo e a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol

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metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Anderson David Gomes dos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5391198781017974;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Henn, Ronaldo Cesar;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5890836961761762;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A consolidação de um monopólio de decisões: a Rede Globo e a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação realiza uma revisão histórica da relação entre futebol e Indústria Cultural no Brasil tendo como foco a presença da Rede Globo de Televisão como principal exibidora em TV aberta do Campeonato Brasileiro de Futebol. Analisa-se a relação da Rede Globo com as transmissões esportivas deste torneio, tendo como elos históricos a Copa União de 1987, o Campeonato Brasileiro de 1997 e a negociação pelos direitos de exibição do Campeonato Brasileiro a partir de 2012. Estas últimas negociações recebem um destaque maior por representarem uma mudança significativa no processo de constituição da carta-convite da licitação por conta da atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), principal órgão do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, que estabelece um Termo de Cessação de Conduta para evitar cláusulas anticoncorrenciais até então existentes nos contratos entre Globo e Clube dos 13, após um processo iniciado em 1997. Este novo modelo resulta na descentralização das negociações, mesmo sendo considerado prejudicial para este mercado. Esta pesquisa utiliza-se do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, através de autores como Bolaño (2000; 2004; 2005; 2008), Brittos (2001; 2004; 2005; 2010; 2011) e Mosco (1999; 2009), assim como autores de outras perspectivas teóricas, tais quais, Bourdieu (1983; 1996), Marques (2011), Damo (2006; 2011), Hobsbawm (1984), Franco Júnior (2007; 2010) e Wisnik (2008), para discutir o desenvolvimento e a apropriação do futebol enquanto mercadoria, principalmente a partir da Indústria Cultural, de maneira a entender a atual forma de expansão da mercantilização sobre o esporte, com forte presença da fileira do audiovisual como uma de suas mantenedoras. Os procedimentos metodológicos tomaram como referência para a análise do objeto empírico: documentos disponibilizados pelos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; notícias, especialmente de Placar, Folha de S. Paulo, IG e Globoesporte.com, que trataram sobre o assunto; e relatos de profissionais ligados ao caso. O processo que teve a participação de um órgão estatal discutindo o setor de TV aberta no Brasil terminou como um grande exemplo da existência das barreiras de mercado, especialmente as político-institucionais, construídas pela líder do oligopólio, a Rede Globo de Televisão.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation provides a review of the historical relationship between football and Cultural Industry in Brazil focusing on the presence of the Globo Television Network as main exhibitor on Free-to-air TV of the Brazilian Soccer Championship. Analyzes the Globo's relationship with sports broadcasts, with the historical links the Union Cup 1987, the Brazilian Championship in 1997 and the negotiation for the media rights of the Brazilian Championship since 2012. The latter negotiations receive a greater emphasis because they represent a significant change in the process of constitution of the letter of invitation to bidding on behalf of the acting Council for Economic Defense (CADE), the main body of the Brazilian System of Competition Defense establishing a Term Cessation of Conduct to prevent anti-competitive clauses in contracts heretofore existing between Globo and the 13 Club, after a process begun in 1997. This new model results in the decentralization of negotiations, it is considered detrimental to this market. This research uses the theoretical and methodological axis of Political Economy of Communication, through authors like Bolaño (2000; 2004; 2005; 2008), Brittos (2001; 2004; 2005; 2010; 2011) and Mosco (1999; 2009), as well as authors from other theoretical perspectives, as such, Bourdieu (1983; 1996), Marques (2011), Damo (2006; 2011), Hobsbawm (1984), Franco Júnior (2007; 2010) and Wisnik (2008), for analyze the development and ownership of football as merchandise, mostly from the Cultural Industry in order to understand the current way of expanding commercialization of the sport, with a strong presence of audiovisual row as one of its sponsors. The methodological procedures taken as reference for analyzing the empirical object: documents provided by the agencies of the Brazilian System of Competition Defense; news, especially of Placar, Folha de S. Paulo, IG and Globoesporte.com, who treated on the subject; and reports of professionals involved in the case. The process that was attended by a state agency discussing the Free-to-air TV market in Brazil ended as a great example of the existence of market barriers, especially the political-institutional, built by the leader of the oligopoly, the Globo Television Network.;
metadataTrad.dc.subject Economia política da comunicação; Direitos de transmissão; Campeonato Brasileiro de Futebol; Rede Globo de Televisão; Futebol; Political economy of communication; Media rights; Brazilian Soccer Championship; Globo TV; Football;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2013-02-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4065;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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