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Nível de evidenciação de informações sobre o capital humano e a percepção de valor das empresas da BM&FBOVESPA

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Autor Lumbieri, Leandro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9085482619193153;
Orientador Macagnan, Clea Beatriz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4140381928037602;
Co-orientador Decourt, Roberto Frota;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Nível de evidenciação de informações sobre o capital humano e a percepção de valor das empresas da BM&FBOVESPA;
Resumo Esta dissertação teve por objetivo verificar a relação entre o nível de evidenciação de informações sobre o capital humano e a percepção de valor das empresas listadas na BM&FBOVESPA. O estudo foi conduzido à luz de duas teorias: agência e custo do proprietário. A teoria de agência pressupõe que a assimetria de informação entre as partes envolvidas numa relação contratual estabeleceria custos de agência. Essa perspectiva aponta a redução da assimetria através da evidenciação de informação como mecanismo de redução dos custos de agência. Em outra perspectiva, a teoria dos custos dos proprietários, ressalta que uma maior evidenciação poderia gerar custos para os proprietários, tais como: perda de mercado, à medida que torna pública as informações de caráter estratégico, possibilitando aos concorrentes reformularem suas estratégias e reconquistarem mercado, bem como os próprios custos de elaboração e divulgação destas informações. Considerando a revisão de literatura empírica realizada, este estudo difere dos demais, pois não foi encontrado nenhum estudo no Brasil referente ao nível de evidenciação do capital humano e sua percepção de valor pelo mercado. Também o presente estudo difere de qualquer pesquisa existente pelo fato de utilizar um novo índice de empresas da BM&FBOVESPA, que foi lançado em 02 de maio de 2011, denominado BRASIL AMPLO, com 153 papéis, com índice de negociabilidade de 99%, compondo o universo desta pesquisa. Desta população, foram selecionadas 21 empresas que disponibilizaram os relatórios anuais em suas páginas eletrônicas, no período de 2004 a 2010. O que resultou no total de 147 relatórios anuais analisados. A construção do nível de evidenciação dos recursos intangíveis de capital humano foi desenvolvida com base no modelo proposto por Macagnan (2005). A técnica de análise utilizada foi a de regressão linear múltipla com dados em painel. O principal resultado rejeita a hipótese de uma relação direta entre o nível de evidenciação voluntária do capital humano e a percepção de valor das empresas. O que confirma os pressupostos da teoria dos custos dos proprietários, em que uma maior evidenciação voluntária de informações representaria custos aos proprietários. Destaca-se, como contribuição para estudos futuros sobre nível de evidenciação de capital humano, a análise da importância deste capital para cada setor. Isso porque a percepção de valor do capital humano pode variar segundo o setor.;
Abstract This thesis aims to investigate the relationship between the level of disclosure of information on human capital and the value perception of the companies listed on BM&FBOVESPA. The study was conducted under the light of the agency theory, which indicates that in an inefficient market, due to the informational asymmetry and greater disclosure would reduce the agency costs. In another perspective, the theory of the cost of the owners, points out that greater disclosure could generate costs for owners. Costs such as loss of market share, as the strategic information becomes public, allowing competing companies reformulate their strategy and conquer markets. The present study differs from any existing research because it uses a new index of BM&FBOVESPA companies which was released on May 2, 2011, called BRASIL AMPLO, with 153 papers with negotiability index of 99%, apart from the fact of not having found any study in Brazil regarding the level of disclosure of human capital and his perception of the market. The method driven by research is the deductive and to meet the goals proposed in this study must be carried out using descriptive research, this research has a quantitative nature and is classified as a documentary research. The sample consists of 21 companies in the period 2004 to 2010, the annual reports were collected from its websites. The construction of the level of disclosure of intangible resources of human capital was developed based on the model proposed by Macagnan (2005). The analysis techniques used were multiple linear regression with panel data.The main result rejects the hypothesis of a direct relationship between the level of voluntary disclosure of human capital and perceived value of companies. This confirms the assumptions of the theory of costs where owners of greater voluntary disclosure of information would cost to owners. Stands out as a contribution to future studies on level of disclosure of human capital, the analysis of the importance of capital for each sector. This is because the perceived value of human capital may vary according to sector.;
Palavras-chave Evidenciação voluntária; Percepção de valor; Capital humano; Voluntary disclosure; Value perception; Human capital;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-07-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4118;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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