Mostrar registro simples

Autor Sesterheim, Guilherme Callegaro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7786988532221365;
Orientador Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6515044727348778;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Ambiente móvel para otimização de desktop semântico;
Resumo Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a experiência do usuário com o desktop de dispositivos que usam sistema operacional Android através de identificação de contextos de uso. Os contextos de uso foram identificados através de registros de uso de aplicativos durante utilização dos mesmos. Para tanto, diferentes técnicas foram estudadas, tanto para entender a localização do dispositivo, como também para identificar e analisar diversos trabalhos relacionados de diferentes áreas. Para entender a localização do dispositivo, diferentes hardwares e as maneiras de interagir com os mesmos foram estudadas. Hardwares de Bluetooth, Wireless, GPS, NFC, Infravermelho e acelerômetro foram estudados e sua interação foi testada para obter informações e então armazená-las. Trabalhos da área também foram estudados, tendo desde dispositivos criados com o propósito de identificar localização, até alterações no comportamento de aplicações que estamos acostumados a usar com o propósito de deixa-las mais específicas. Como resultado deste trabalho, um protótipo funcional foi criado com o propósito de melhorar a experiência do usuário com o desktop de seu smartphone. Uma maneira inteligente de arranjar e destacar os ícones do desktop, e também de alertar o usuário sobre recomendações de aplicativos baseadas em histórico de uso, foi feita para ajuda-lo com suas tarefas usuais.;
Abstract This work was developed aiming to improve the user experience in mobile devices’ desktop that uses Android operational system using context identification. The use contexts were identified through application use registers created during their utilization. For that, different techniques were used, such as to understand the device’s localization, and also to identify the related works in different problems found in different areas. To understand the device’s localization, different hardwares and the ways to interact with them were studied. Bluetooth, Wireless, GPS, NFC, Infrared and accelerometer hardware were searched and their interaction were tested to obtain and to store their information. Works related to the area were studied, finding since entire devices created specifically to identify the localization, and other ones created to change the application’s behavior we are used to use with the purpose of making it more specific. As result of this work, a functional prototype was created to enhance the user experience with his smartphone’s desktop. A more intelligent way to rearrange and to detach the desktop icons, and also to alert the user about the recommendation, was made to help him with his usual tasks.;
Palavras-chave Android (recurso eletrônico); Computação móvel; Software de aplicação; Desenvolvimento;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-11;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4280;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística