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O processo comunicacional do clichê cinematográfico em filmes de terror slasher

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Autor Silva, André Campos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6643694011428109;
Orientador Rosário, Nísia Martins do;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2853896182203821;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O processo comunicacional do clichê cinematográfico em filmes de terror slasher;
Resumo A pesquisa busca problematizar o uso do clichê no cinema, entendendo-o como um processo comunicacional que ajuda contribuir com a compreensão da forma e do conteúdo dos filmes. O foco do estudo recai sobre os clichês, presentes no subgênero de terror slasher, por meio de conexões com o arquétipo da sombra. Três eixos conceituais basilares organizam o trabalho: filmes terror, forma e conteúdo estéticos, processo de construção e narrativas dos personagem dos filmes de terror. As poucas pesquisas específicas sobre os clichês no cinema nos levaram à utilização de autores de diversas vertentes, entre eles estão os pesquisadores do campo da comunicação e do audiovisual como Eco, Mcluhan, Xavier, Aumont, Bordwell. Também participaram da construção teórica estudiosos de narrativa como Candido, Mckee, Campos, Field. O campo da filosofia em sua ligação com a vertente estética foi igualmente importante com Kant, Szondi e Burke. A pesquisa empírica se deu sobre uma coleção de seis filmes do subgênero slasher produzidos entre 1979 e 1984, a partir dos quais foi realizada uma análise em três etapas que visaram um mapeamento dos clichês de medo encontrados no corpus. A tese afirma que o clichê faz parte da instituição cinema, bem como, constitui a linguagem cinematográfica e se compõe a partir de certo grau de mobilidade. No que se refere às lógicas que constituem o clichê de medo em filmes de terror slasher fica evidenciada a presença do sublime nos 18 clichês encontrados. Eles se organizam na forma-conteúdo de maneira a estabelecer uma forte característica de valorização do espaço-tempo de incerteza dentro da estrutura dramática, colocando em destaque a ideia de ameaça.;
Abstract The research aim problematize the use of cliché in film , considering it as a communication process that helps contribute to understanding the form and content of the films . The focus of the study is on the clichés present in the slasher subgenre of horror, through connections with the archetype of the shadow. Three basic conceptual axes organize work: horror movies, fashion and aesthetic content, the construction process of the characters and narratives of horror movies. The few specific studies on the clichés in movies led us to the use of authors from various aspects, among them are researchers in the field of communication and audio visual as Eco, McLuhan, Xavier, Aumont, Bordwell. Also participated in the theoretical construction of narrative as Candido, Mckee, Fields, Field. The field of philosophy in its connection with the aesthetic aspect was also important to Kant, Burke and Szondi. The empirical research took place over a collection of six films of the subgenre slasher produced between 1979 and 1984, from which performed was analysis in three steps aimed at mapping the clichés of fear found in the corpus. The thesis argues that the cliché movie is part of the institution as well, is the cinematic language and is composed from a certain degree of mobility. With regard to the logic that constitute the cliché of fear in horror movies slasher is evident the presence of the sublime in the 18 cliches found. They are organized in the form-content in order to establish a strong feature of appreciation of space - time uncertainty within the dramatic structure, highlighting the idea of threat.;
Palavras-chave Cinema; Clichê; Narrativa; Terror; Estética audiovisual; Movie; Cliché; Narrativity; Horror; Visual aesthetics;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-02-26;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4291;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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