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Pinterest como interface cultural: de escavações a molduras

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metadataTrad.dc.contributor.author Grebin, Bárbara Zilda;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1069293565857749;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fischer, Gustavo Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Pinterest como interface cultural: de escavações a molduras;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo, a partir de um olhar comunicacional e tecnocultural, compreender de que forma o site Pinterest, tendo como base o exame das suas principais lógicas operativas, atualiza o conceito de interfaces culturais cunhado por Manovich (2001). Para o desenvolvimento deste problema de pesquisa, inicialmente, realiza-se uma explicação das abordagens e dos procedimentos metodológicos, inspirados em um agir arqueológico, seguida de um apanhado sobre o conceito de interface por meio de algumas concepções em torno do termo, até se chegar ao conceito-chave desta dissertação, interface cultural. Com isto, avança-se sobre a instrumentalização da pesquisa, por meio da escavação de imagens e da identificação de molduras (KILPP, 2010), sucedido de análise de material empírico coletado e agrupado em três constelações nomeadas como HCI, plasticidade e atravessamentos entre produtos culturais on-line. A pesquisa é finalizada com dois principais movimentos, o primeiro respondendo à pergunta inicial de pesquisa, em que se percebe um deslocamento do conceito inicial de interface cultural devido a conjunturas advindas da web 2.0, e o segundo trazendo, por meio de um quadro, uma proposta de estrutura de análise de artefatos culturais on-line.;
metadataTrad.dc.description.abstract The study aims, from a communicative and technocultural approach, to understand how the website Pinterest, based on the examination of its main operating logics, updates the concept of cultural interface coined by Manovich (2001). To develop this research problem, initially, it is carried out an explanation of the methodological approaches and procedures, inspired by an archaeological behave, followed by an overview of the interface concept through some conceptions around the term, until reaching the key concept of this dissertation, cultural interface. With this, it advances on the instrumentalization of the research, digging through images and identifying frames (Kilpp, 2010), followed by analysis of empirical material collected and grouped into three constellations named as HCI, plasticity and crossings between online cultural devices. The research concludes with two main movements, the first answering to the initial research question, it is realized a shift from the initial concept of cultural interface due to contexts arising from web 2.0, and the second bringing through a frame, a proposal of an analysis structure of online cultural devices.;
metadataTrad.dc.subject Metodologia das molduras; Arqueologia da mídia; Web 2.0; Interface cultural; Pinterest; Frames methodology; Media archaeology; Cultural interface;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-03-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4305;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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