RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Midiatização e liderança: a construção do espaço de liderança em um contexto midiatizado

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Hübler, André Nogueira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6413671097238175;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Braga, José Luiz;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Midiatização e liderança: a construção do espaço de liderança em um contexto midiatizado;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação trabalha a midiatização do espaço de liderança. Construindo o imaginário e desenhando a ambiência deste processo, conceitua o indivíduo midiatizado e sua conquista de fala. A construção da imagem do líder empresarial com as melhores práticas e as competências emocionais apontadas pelos autores dessa área auxilia na reflexão do exercício de detectar os aspectos comunicacionais da liderança empresarial e de sua interação nas redes sociais online. Iniciando por exercícios preliminares para o amadurecimento do objeto, a ida a campo é uma constante do processo de pesquisa. Por meio de uma contextualização, a dissertação faz um estudo de caso com um líder empresarial, a Dra. Débora Frizzo, diretora operacional do Gupo Ftec Faculdades nas unidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Através de entrevistas e observações da rotina e das postagens realizadas na rede social online Facebook, feitas com a líder Débora Frizzo e com oito colaboradores da mesma empresa sob sua liderança, os dados são colhidos para análise. Como resultado da observação e do tensionamento à luz das teorias resgatadas e construídas, nota-se uma transposição das relações afetivas entre líderes e liderados para o espaço digital, bem como uma performatização do papel de liderança. As técnicas empregadas na interação entre os pares e as distâncias no processo de apropriação e rituais de socialidade fazem parte, também, da conclusão desta pesquisa.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present dissertation works with leadership space and its mediatization. In this process, we have designed the ambience and conceptualized the mediatized person. The authors in this area help us to identify the image of business leader with best practices and emotional competencies, and it helps to understand the exercise of detecting the communication aspects in business leadership and their interaction in online social networks. Starting with preliminary exercises for the maturation of the object, we come to inside the reality constantly steps in the research process. In this way, we elaborate a case study with a business leader, Dr. Deborah Frizzo, operational director of FTEC Colleges, units of Caxias do Sul and Bento Gonçalves. Our data have been collected in interviews and observations of routine and the posts made on social networking site Facebook, and with interview and observation of the other eight employees in the same company under her leadership. As result of the observation and the reflective thoughts through light of the rescued and constructed theories, we noticed a transposition of affective relationships between leaders and led to the digital space as well as a performatic paper. The techniques employed in the interaction between the pairs and the distances in the appropriation process and rituals of socializing are part, too, of this research.;
metadataTrad.dc.subject Midiatização; Redes sociais online; Sociedade empresarial; Liderança; Mediatization; Online social networks; Business society; Leadership;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-04-14;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4377;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics