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Autor Wendt, Guilherme Welter;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3121742068507086;
Orientador Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4957174324778567;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Cyberbullying em adolescentes brasileiros;
Resumo O cyberbullying é entendido como uma forma de comportamento agressivo que ocorre através dos meios eletrônicos de interação (computadores, celulares, sites de relacionamento virtual), sendo realizado de maneira intencional por uma pessoa ou grupo contra alguém em situação desigual de poder e, ainda, com dificuldade em se defender. Os estudos disponíveis até o presente momento destacam que o cyberbullying é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, depressão, ideação suicida, abuso de substâncias psicoativas, dentre outras situações potencialmente danosas ao desenvolvimento. Todavia, pouca atenção tem sido dada em relação ao fenômeno no Brasil e na América Latina. Assim, o objetivo dessa dissertação foi investigar o cyberbullying, através de dois estudos distintos, sendo um de natureza teórica e outro empírico. O estudo teórico, apresentado na seção 1, traz dados sobre a prevalência do fenômeno em distintos países, além de discutir as consequências e aspectos conceituais que diferenciam o bullying do cyberbullying. Do mesmo modo, fatores de risco e de proteção em relação ao cyberbullying são tratados e estudos atuais sobre o tema são amplamente revisados e discutidos. Já a investigação empírica, que compõe a seção 2, foi realizada com adolescentes com idades variando entre 13 a 17 anos (N=367), provenientes de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre, RS. O objetivo principal foi de analisar a prevalência do cyberbullying e suas relações com sintomatologia depressiva, verificando possíveis diferenças entre meninos e meninas e as diferenças em relação a faixa etária dos participantes. Um percentual elevado de adolescentes referiu estar envolvido com o processo (72,7% com cyber agressão e 75,6% com cyber vitimização), não havendo diferença significativa entre meninos e meninas. Associações positivas e significativas entre o envolvimento com cyberbullying com a idade dos participantes, o tempo gasto na internet e sintomas de depressão foram identificadas. Constatou-se também que os adolescentes caracterizados como vítimas-agressores do processo de cyberbullying apresentaram níveis mais elevados de depressão quando comparados aos estudantes não envolvidos com o fenômeno. Dados sociodemográficos e relacionados à interação dos adolescentes com as ferramentas tecnológicas e virtuais são descritos e discutidos. Foi possível verificar que o cyberbullying é um fenômeno de extrema relevância e que ainda necessita ser largamente estudado no contexto brasileiro. Estudos apontam o quanto este processo pode ser fator de risco para o desenvolvimento de jovens e ressaltam a importância de pesquisas que subsidiem intervenções. Dados do estudo empírico corroboram achados da literatura, assim como 14 apontam para diferenças culturais no que tange a este fenômeno. Também se apresentam, ao final dessa investigação, sugestões para estudos futuros, bem como são ressaltadas as limitações da mesma.;
Abstract Cyberbullying is understood as an intentional subtype of aggressive behavior that occurs through interactive electronic media (computers, mobile phones, social network sites), held by one or more persons against other in an unequal power relationship, where the victims often can’t defend her or himself. Recent studies points that cyberbullying is a risk factor for anxiety symptoms, depression, suicide ideation, substance abuse, among other risky development situations. Therefore, little attention has been given to this phenomenon in Brazil and Latin America. In this sense, this thesis’s aim was to investigate the cyberbullying, through two different studies, a theoretical and an empirical study. The theoretical study, described in section 1, brings evidences about the phenomenon prevalence in different countries, besides discussing consequences and conceptual aspects that differ bullying from cyberbullying. As well as, risk and protection factors related to cyberbullying are treated and actual studies about this topic are deeply revised and discussed. The empirical investigation, in section 2, was held with adolescents aged from 13 to 17 years-old (N=367), from Public and Private schools from Porto Alegre area, South Brazil. The main objective was to analyze cyberbullying prevalence and its relation with depression symptoms, verifying possible differences between boys and girls and between participants’ age differences. A high percent of adolescents referred to be involved in cyberbullying (72.7% cyber aggression and 75.6% in cyber victimization), and no gender differences were found. Significant and positive associations between cyberbullying participants’ age, time spent in internet and depression were identified. Adolescents who were victims and/or aggressors in cyberbullying showed higher levels of depression compared to cyberbullying uninvolved youth. Sociodemographic data related to adolescents’ interaction with technological and virtual tools are also described and discussed. It was possible to verify that cyberbullying is extremely relevant phenomenon that still needs to be largely studied in Brazilian context. Studies point to how much this process can represent a risk factor to youth development and emphasize the importance of researches that may support interventions. Data from the empirical study confirmed evidences found in literature, as well as showed cultural differences related to this process. Also is presented, at the end of this investigation, suggestions for future studies, as well as the study limitations.;
Palavras-chave Depression; Adolescence; Depressão; Cyberbullying; Bullying; Adolescência;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-12;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4749;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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