RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A construção do jornalismo audiovisual na web: um olhar sobre o New York Times e o BuzzFeed

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Saliba Moreira Pinto, Raquel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0838256390650331;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Montaño La Cruz, Sonia Estela;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A construção do jornalismo audiovisual na web: um olhar sobre o New York Times e o BuzzFeed;
metadataTrad.dc.description.resumo Em um cenário de constantes mudanças na comunicação e no jornalismo, em especial em função da internet e da tecnologia, este trabalho tenta compreender a tecnocultura dos novos meios (MANOVICH, 2001, 2013) abordando especificamente o jornalismo audiovisual na web. Neste sentido, a problematização é feita através da intuição em Bergson (2006) que levou à formulação do jornalismo audiovisual como um virtual que se atualiza em diversas mídias e particularmente na web. Esta pesquisa tem como objetivo compreender que sentidos são dados ao jornalismo audiovisual na web através da análise dos portais do New York Times e do BuzzFeed feita com a metodologia das molduras (KILPP, 2010). Na desconstrução das imagens percebeu-se caminhos diferentes nas tentativas da apropriação do meio em um estágio transitório da técnica que ao mesmo tempo em que experimenta as lógicas da rede recicla os imaginários mais tradicionais de construção do jornalismo tendo o audiovisual no centro desses processos.;
metadataTrad.dc.description.abstract It is a time of constant changes in communication and journalism, especially with internet and technology. This research intends to understand technoculture of new media (MANOVICH, 2001, 2013) on audiovisual journalism on web. The problems were based on the method of intuition (BERGSON, 2006) that lead to the understanding of audiovisual journalism as a virtual that updated itself on several media, particularly on web. This paper aims to understand what senses are given to audiovisual journalism on web through the analysis of New York Times and BuzzFeed with the frame method (KILPP, 2010). In the deconstructing of images, it was realized different paths on the attempts of ownership of the medium in a transitory stage of the technique that at the same time experiments network logic and recycles traditional imaginaries of the journalism construction having the audiovisual as center of these process.;
metadataTrad.dc.subject Jornalismo audiovisual; Audiovisualidade; Jornalismo digital; New York Times; BuzzFeed; Audiovisual journalism; Audiovisuality; Digital journalism;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-04-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5443;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics