RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Elaboração de marcadores pedagógicos como subsídio para construção de projeto político pedagógico para o ensino superior em enfermagem

Mostrar registro simples

Autor Mix, Paulo Roberto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6668457041032918;
Orientador Chaves, Simone Edi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Elaboração de marcadores pedagógicos como subsídio para construção de projeto político pedagógico para o ensino superior em enfermagem;
Resumo Este texto é resultado de um estudo de natureza qualitativa, exploratório, descritivo. Que teve como objetivo de Propor marcadores pedagógicos que subsidiem a elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) para um curso de graduação em enfermagem no Município de Santa Rosa. Os dados foram coletados utilizando a técnica de Grupo Focal, que teve como dispositivo para sua composição o Quadrilátero da Formação para área da saúde, com participantes da área do ensino, da gestão, da atenção e do controle social, com total de oito participantes que representaram as quatro faces do quadrilátero. Foram realizadas três sessões resultaram com a indicação de quatro marcadores pedagógicos afetos a formação do enfermeiro que foram: Compromisso com o SUS, Integralidade da atenção à saúde, Responsabilização nos processos de cuidado em saúde e Gerenciamento e Liderança. Apresentamos uma proposta de matriz curricular que servirá de sugestão para a implementação de um Curso de Enfermagem na perspectiva de reforçar o compromisso social e político e atender as exigências de novos modelos de formação no ensino superior. Para que seja possível um novo modo de formação de enfermeiros, a proposta da matriz em tela tem essa intenção, é premente a orientação desse processo formativo através das necessidades de saúde da população, com integração do ensino com serviço efetiva e bidirecional, construindo um alicerce sólido para transformação das práticas de atenção e do processo de trabalho e entendendo de que de fato a integralidade será uma realidade na atenção quando compreendermos o usuário e seus problemas como centro da atenção à saúde;
Abstract The objective of this qualitative study is to propose pedagogical markers that support the development of a pedagogical political project (PPP) for a degree course in nursing in the municipality of Santa Rosa. The data were collected using the focus group technique, which in turn utilized the square formation device for health, including participants from the areas of education, management, and social control; a total of eight participants represented the four sides of the square. Three sessions were held, the audio was recorded and subsequently transcribed, and the content analysis technique was used to analyze the data. Four pedagogical markers that affect the training of nurses emerged: Commitment to the SUS [Brazilian Unified Health Care System], Completeness of attention to health, Accountability in health care processes, and Management and leadership. Here we present a proposal for a base curriculum that will serve as a suggestion for implementing a nursing course from the perspective of reinforcing political and social commitment and meeting the requirements of new training models for higher education. In order for the proposed base curriculum to allow a new training mode for nurses, it is fundamental that this training process be guided by the health needs of the population, be integrated into the training with effective and two-way service, constructing a solid foundation to transform care practices and the work process, while understanding that complete care will truly be a reality once we understand the users and their problems as the center of health care.;
Palavras-chave Educação; Formação em enfermagem; Integralidade da atenção; Currículo; Education; Training in nursing; Complete care;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-06-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5526;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística