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Intencionalidades em conflito: um estudo das práticas educativas de ONGs

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Autor Santos, Karine dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9724069399099749;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Intencionalidades em conflito: um estudo das práticas educativas de ONGs;
Resumo No Brasil, a projeção nacional das organizações não governamentais (ONGs) foi um fenômeno dos anos 1990 que teve relação com o cenário de implantação de um novo projeto societal. As ONGs, em geral, são organizações que realizam práticas educativas voltadas para diferentes públicos reconhecidos pelo senso comum como em condição de vulnerabilidade social. Entre a emergência das práticas educativas e as contradições das intervenções em curso, determinados tensionamentos do social conduzem as ONGs a minimizar os efeitos dos seus resultados. O estudo proposto buscou compreender as contradições entre os objetivos e as práticas educativas desenvolvidas por três ONGs que atuam com programas de políticas de assistência social em São Leopoldo, no RS. Esta tese está fundamentada nos princípios da teoria crítica e da educação popular. A observação participante foi o marco metodológico, tendo na expressão da convivência o seu principal princípio. Neste estudo, não só foi importante acompanhar as práticas no interior das ONGs, mas também ouvir a expressão do público-alvo das suas ações por meio de entrevistas na comunidade em questão. Constata-se que tais práticas educativas respondem de maneira nucleada, ou seja, restrita ao âmbito de cada sujeito atendido, favorecendo a construção de instrumentais individualizados. Isso significa afirmar que em âmbito coletivo não representa a mudança social que almejam em seus objetivos pois não produzem alterações no lugar social da população atendida. Assim sendo, podemos compreender que tende a existir um alinhamento, consciente ou não, ao projeto político neoliberal, que reproduz as desigualdades sociais, econômicas e políticas inerentes ao modo de produção capitalista, contribuindo para a manutenção do status quo. Finalmente, consideramos que as organizações sociais estão envoltas em uma multiplicidade de intenções que fazem com que suas práticas permeiem um campo nebuloso onde são disputados projetos com potencialidades tanto alienadoras quanto emancipadoras. Este estudo pretende colaborar para a construção de percepções do modelo atual de intervenção na questão social e, a partir disso, contribuir para uma qualificação das práticas propostas em espaços como os aqui analisados.;
Abstract In Brazil, the national projection of non-governmental organizations (NGOs) was a phenomenon of the 1990s and happened in tune with a broader setting of implementation of a new societal project. Usually, NGOs are organizations that promote education practices aimed at different audiences who are recognized by common sense as socially vulnerable. Amid the advent of educational practices and the contradictions of their interventions, some social tensioning lead the NGOs to minimize the effects of their results. The proposed study aimed to shed a light on the contradictions between the educational objectives and practices developed by three NGOs that work with social assistance policy programs in São Leopoldo, Rio Grande do Sul. This thesis is grounded on principles of critical theory and popular education. The methodological framework used was participant observation, having as its main principle the manifestation of daily interaction. During this study, it was not only important to monitor the NGOs practices from the inside, but also to listen to the target audience’s opinion through interviews with the community. It could be verified that these educational practices respond in a nuclear way, i.e., they are restricted to the scope of each assisted individual, favoring the construction of individualized instruments. Therefore, it can be assumed that, within a collective scope, they do not represent the social change that these individuals aim because they do not provoke changes in the social space of the assisted population. Consequently, we can assume that there is a tendency for an alignment, either conscious or unconscious, with a neoliberal project that reproduces the social, economic and political inequalities inherent to the capitalist mode of production, contributing to a maintenance of the status quo. Finally, we consider that the social organizations have multiple intentions, which place their practices in a foggy field where projects that range from alienation to emancipation are disputed. This study aims to collaborate with the construction of perceptions about the current model of social intervention and, from that point on, to contribute to the improvement of the proposed practices in spaces such as the ones analyzed here.;
Palavras-chave Educação social; ONGs; Campo social; Prática educativa; Comunidade; Social education; NGOs; Social field; Educational practice; Community;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-02-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5775;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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