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A adaptação de um texto literário e o role-playing game: uma proposta de letramento

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Autor Tanure, Paulo Samir;
Orientador Zanini, Claudio Vescia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9472841676415837;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A adaptação de um texto literário e o role-playing game: uma proposta de letramento;
Resumo O presente estudo teve como objetivo trazer uma proposta de letramento para os anos finais do ensino fundamental, adaptando um texto literário para ser utilizado como um jogo de RPG, bem como entender o que é o RPG e como ele pode ser considerado uma forma de gamificação. Para isso, o trabalho apresenta conceitos sobre a relação do RPG com a gamificação e, ainda, a sua relação com o hipertexto. O estudo traz, ainda, as ideias de Prensky (2001) sobre o conceito de Nativos Digitais e como a organização escolar atual pode não estar preparada para ensinar os alunos inseridos nesse novo contexto tecnológico. A proposta buscou trazer o texto em Língua Adicional (LA) mais perto aos chamados nativos digitais, com o objetivo de resgatar o interesse dos alunos pela leitura em LA, seja por meio do livro em papel ou, por meio de canais virtuais, se estiverem disponíveis. Na proposta, foi utilizada a história do livro Cycle of the Werewolf, de Stephen King, cujo texto foi adaptado para o formato de livro-jogo de RPG. Através dessa proposta, que será executada em grupo, entende-se que os alunos terão a oportunidade de interagir em um atividade que poderá proporcionar um uso prático da LA, bem como propiciar um ambiente colaborativo de co-construção de conhecimento. Sabe-se que o professor deve levar em conta o contexto da sala de aula e suas particularidades. Mesmo assim, o professor terá a possibilidade de aprimorar a proposta, adaptando, não somente o texto, mas também os fatores que cercam e que influenciam a sua sala de aula.;
Abstract This study aimed to bring a proposal of literacy for the final years of elementary school, adapting a literary text to be used as an RPG game, understand what the RPG is, and how it can be considered a form of gamification. For this, the work presents concepts of RPG's relationship with gamification and also its relationship with the hypertext. The study also brings the ideas of Prensky (2001) on the concept of Digital Natives and as the current school organization may not be ready to teach students inserted in this new technological context. The proposal sought to bring the text in Additional Language (AL) closer to the so-called digital natives, in order to rescue the students' interest in reading in AL, either through the book on paper or through virtual channels, if available. In the proposal, we used the story of the book Cycle of the Werewolf, by Stephen King, whose text has been adapted to the format of RPG-book game. Through this proposal, which will be performed in a group, it is understood that the students will have the opportunity to interact in an activity that can provide a practical use of AL, as well as provide a collaborative environment for co-construction of knowledge. It is known that the teacher should take into account the classroom context and its particularities. Even so, the teacher will be able to improve the proposal, adapting not only the text, but also the factors surrounding and influencing their classroom.;
Palavras-chave RPG; Ensino de LA; Gamificação; Colaboração; Co-construção de conhecimento; AL teaching; Gamification; Collaboration; Co-construction of knowledge;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5787;
Nivel Especialização;
Curso Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias;


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