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Modelo para mensuração de desempenho de uma cadeia de suprimentos da indústria automotiva

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metadataTrad.dc.contributor.author Bittencourt, Sandro Augusto Martins;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9321638766972601;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Sellitto, Miguel Afonso;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0203545749226007;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Modelo para mensuração de desempenho de uma cadeia de suprimentos da indústria automotiva;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo desta tese foi construir um modelo de mensuração de desempenho aplicável a cadeias de suprimentos da indústria automotiva. A concepção do modelo foi baseada nos cinco processos SCOR: planejar, fornecer, produzir, distribuir e retornar, sob o enfoque das principais dimensões competitivas em estratégias de produção: custo, flexibilidade, entrega, qualidade e serviços. O método de pesquisa foi a modelagem. O modelo proposto foi aplicado em três semestres consecutivos da operação de uma cadeia de suprimentos composta por uma empresa focal, três fornecedores e três distribuidores. Pela realização de grupos focais com os gestores da cadeia, foram identificados os processos SCOR e as dimensões competitivas prioritárias, com o auxílio do método multicriterial Analytic Hierarchy Process (AHP). Com a elaboração do quadro de indicadores foi possível capturar os desempenhos obtidos pelos elos da cadeia nos três períodos analisados. Para as comparações e totalização dos resultados, os índices obtidos foram relativizados em função dos objetivos de desempenho atribuídos às empresas da cadeia. Por fim, foi desenvolvido um comparativo temporal com os desempenhos globais, onde foram discutidos os comportamentos e lacunas de cada processo SCOR e de cada dimensão competitiva. Os resultados finais proporcionaram a estruturação de um modelo conceitual de mensuração de desempenho, que aplicado em uma cadeia de suprimentos da indústria automotiva apontou os seguintes resultados: no segundo semestre de 2014 o desempenho da cadeia foi 65,49 %, com uma lacuna de 35,41 pp., neste período, os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva qualidade; no primeiro semestre de 2015 o desempenho da cadeia foi 68,79 %, com uma lacuna de 31,21 pp., onde os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva custo; no segundo semestre de 2015 o desempenho da cadeia foi 73,37 %, com uma lacuna de 23,63 pp., e os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva custo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this thesis was to construct a model of performance measurement applicable to supply chains of the automotive industry. The design of the model was based on the five SCOR processes: planning, supplying, producing, distributing and returning, on the focus of the main competitive dimensions in production strategies: cost, flexibility, delivery, quality and services. The research method was modeling. The proposed model was applied in three consecutive semesters of the supply chain operation composed of a focal company, three suppliers and three distributors. The achievement of focus group discussions with chain managers identified the SCOR processes and the priority competitive dimensions, with the help of the multicriteria Analytic Hierarchy Process (AHP). With the elaboration of the indicator tables, it was possible to capture the performances obtained by the chain links in the three periods analyzed. For the comparisons and totalisation of the results, the indices obtained were relativized in function of the performance objectives attributed to the chain companies. Finally, a temporal comparison with the global performances was developed, where the behaviors and gaps of each SCOR process and of each competitive dimension were discussed. The final results provided the structuring of a conceptual model of performance measurement, which applied in an automotive supply chain pointed the following results: in the second semester of 2014 the performance of the chain was 65.49%, with a gap of 35.41 pp., During this period, the best performances were verified in the process planning and in the competitive dimension quality; the first semester of 2015 chain performance was 68.79%, with a gap of 31.21 pp., wh the best performances were verified in the process planning and at the competitive dimension cost; in the second semester of 2015 chain performance was 73.37% with a gap of 23.63 pp., and the best performances were verified in the planning process planning and the competitive dimension cost.;
metadataTrad.dc.subject Mensuração de desempenho; Cadeia de suprimentos; SCOR; Analytic hierarchy process; Performance measurement; Supply chain;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-12-12;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6104;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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