RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação humanista cristã em tempos de mercantilização: um estudo de Escolas Notre Dame no Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

Autor Paier, Leci Salete;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5010841430211534;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação humanista cristã em tempos de mercantilização: um estudo de Escolas Notre Dame no Rio Grande do Sul;
Resumo Esta pesquisa trata da investigação de uma questão situada no campo das políticas educacionais contemporâneas, enfocando as instituições escolares confessionais; faz uma reflexão sobre a identidade do ensino privado de cunho humanista cristão, no contexto da mercantilização. O recorte empírico se dá a partir das escolas da Congregação Notre Dame - ND, sua estrutura e gestão da educação no Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, em uma perspectiva de análise, de crítica e de proposições. A problemática se desenvolve a partir do modo como a Rede ND se articula para sobreviver diante do cenário mercantil, pois, desde 2002, a Rede “lança mão” de estratégias administrativas e pedagógicas específicas do sistema mercantil e, ao mesmo tempo, se posiciona como escola confessional cristã. O objetivo é analisar as razões que levam a Rede ND do RS a crescer em número de alunos acima da média estadual e nacional, e investigar como sustenta e articula os pressupostos da identidade humanista cristã. O estudo tem seus desdobramentos nos marcos da metodologia histórico-crítica, procura articular texto e contexto em uma perspectiva dialética. A partir do método de análise documental (PIMENTEL 2001), são analisadas as seguintes fontes: microdados do INEP (Censo Escolar), sobre matrículas e estabelecimentos de Educação Básica; dados sobre matrículas da Rede ND (2002 até 2016); escritos históricos da Congregação ND; Plano Estratégico da Rede ND; relatórios da avaliação institucional (2007, 2009, 2011, 2013, 2015) e questões livres do ano de 2015; fichas de entrevista de pais de alunos; avaliação de clima organizacional dos anos 2012, 2014 e 2016. O trabalho se divide em oito capítulos. Entre os resultados destaca-se que, apesar dos paradoxos, a Rede ND sustenta a identidade humanista cristã. A articulação dessa identidade acontece no cotidiano da das manifestações e no modo como os gestores e a comunidade escolar vão fazendo acontecer a formação e as atividades educativas, participando e avaliando, reconhecendo os limites e os valores. A identidade é reconhecida na qualidade, excelência de ensino e Proposta Político Pedagógica; na tradição/histórico/familiar, referência/indicação; na localização/proximidade; nos valores, escola católica, religião, espiritualidade; na estrutura/organização/acessibilidade/segurança e outros aspectos.;
Abstract The theme of this research deals with the investigation of an issue situated in the field of contemporary educational policies, focusing on confessional educational institutions. The research reflects on the identity of private education with a Christian-humanist hallmark in a context of commercialization. The empirical selection was taken from schools maintained by the Sisters of Notre Dame (ND), their structure and management of education in Brazil, specifically in Rio Grande do Sul, from a perspective of critical analysis and approach. The case develops from the way the ND Educational Network is structured to survive in the market; since 2002, it has made use of specific administrative and pedagogical strategies of the market system at the same time that it positions itself as a network of Christian confessional schools. The goal of this thesis is to analyze why the number of students of the ND Network in Rio Grande do Sul (RS) is increasing above the state and the national average, and investigate how the Network sustains and articulates the principles of the Christian humanist identity. The study unfolds within the framework of historical-critical methodology, while it seeks to articulate text and context in a dialectical perspective. Using the method for document analysis (PIMENTEL 2001), the following sources were considered: microdata INEP (School Census) on enrollment and basic education establishments; enrollment data of the ND Network (2002 to 2016); historical writings of the ND Congregation; Strategic Plan of the ND Network; institutional evaluation reports (2007, 2009, 2011, 2013, 2015) and voluntary written comments from 2015; interview records from the parents of the students, and evaluation of the ND organizational atmosphere of years 2012, 2014, and 2016. The thesis is divided into eight chapters. Among the results, in spite the contradictions, one of the highlights falls on the ND Educational Network. The Network maintains the Christian humanist identity, which clearly reflects the historical principles recognized by the internal and external community. The articulation of this identity takes place in daily relationships, in personal formation and in the way managers and community create educational activities and education itself, participating and evaluating, recognizing limits and values. Identity is recognized in the quality and excellence of education and the educational policies; in family history and tradition and recommendation by others; in the convenience of location; in the values, religion and spirituality of the Catholic school; in the structures, organization, accessibility, security, and other aspects.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Público e privado; Identidade; Educação humanista cristã; Educação Notre Dame; Educational policies; Public and private; Identity; Christian humanist education; Notre Dame Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-02-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6259;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística