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A docência na educação de jovens e adultos: um estudo a partir do Programa Mulheres Mil no IFSUL – Câmpus Sapiranga/RS

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Autor Heckler, Gisele Lopes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4769370187164531;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Co-orientador Eggert, Edla;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A docência na educação de jovens e adultos: um estudo a partir do Programa Mulheres Mil no IFSUL – Câmpus Sapiranga/RS;
Resumo Esta Tese tem como objetivo analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos com base no Programa Mulheres Mil, ofertado pelo IFSUL/RS – Câmpus Sapiranga, no segundo semestre de 2014. As mulheres, participantes do programa, estavam afastadas da escola e possuem experiências profissionais variadas. A fundamentação teórica tem por base os temas afins, em especial, a docência na Educação de Jovens e Adultos, as contribuições da Educação Popular, da Educação Profissional e, por fim, as questões de Gênero. A metodologia utilizada possui afinidades com a pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador do programa e alunas egressas e Grupos de Discussão com docentes. Foram analisados a partir das contribuições do método documentário e da pesquisa-formação. A pesquisa permitiu identificar que os docentes participantes refletem sobre sua prática. Por meio de suas compreensões sobre o ensino, as docentes buscam exercer uma prática que atenta, em primeiro lugar, às especificidades do público do PMM, proporcionando as condições mais adequadas à aprendizagem, sem perder de vista as expectativas das alunas e o contexto das mesmas, buscando posturas e metodologias que atendam aos objetivos do programa, em especial o de elevar a autoestima dessas mulheres e promover a aprendizagem e a permanência delas nos cursos. O estudo procura contribuir com a proposta que auxilie na formação e prática docente para este público específico, que se pense em uma formação inicial e/ou continuada que atenda às demandas de quem deseja ou precisa ensinar na EJA e na educação de mulheres, pensada nas especificidades destes estudantes e das suas reais necessidades, sejam elas a emancipação e o empoderamento para alcançar uma transformação necessária da ordem social vigente para outra muito mais igualitária.;
Abstract This thesis aims to analyze teaching in Youth and Adult Education based on the Women Thousand Program, offered by IFSUL / RS - Campus Sapiranga, RS, Brazil, in the second half of 2014. These women, as participants in the program, were apart from school and have varying professional backgrounds. In order to carry out the study, theoretical references on teaching in the EJA were used: professional education, popular education, public education policies and gender issues. The theoretical foundation is based on related themes, especially teaching in Youth and Adult Education, the contributions of Popular Education, to Professional Education, the issues of Gender. Methodology used has affinities with the participant research. The data were collected through semi-structured interviews with the program coordinator and she graduates, and discussion groups with she graduates and teachers. They were analyzed from the contributions of the documentary method and the formation-research. The research allowed to identify that the participating teachers reflect on their practice. Through their understanding of teaching, teachers seek to practice a practice that focuses, firstly, on the specific characteristics of the PMM public, providing the most adequate conditions for learning, without losing sight of the expectations of the she students and their context, seeking postures and methodologies that meet the objectives of the program, specially to raise the self-esteem of these women and promote their learning and permanence in the courses. The study seeks to contribute with the proposal that assists in the training and teaching practice for this specific public, to think about an initial and / or continuous formation that meets the demands of those who wish or need to teach in the EJA and in the education of women, conceived in the specificities of these students and their real needs, could they be the emancipation and empowerment to achieve a necessary transformation from the prevailing social order to a much more egalitarian one.;
Palavras-chave Docência; Educação de jovens e adultos; Educação profissional; Mulheres mil e gênero; Teaching; Youth and adult education; Professional education; Women thousand and gender;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-02-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6262;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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