RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Tempos líquidos, paredes sólidas: percepções das relações tempo/espaço no currículo escolar

Mostrar registro simples

Autor Campesato, Maria Alice Gouvêa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9897979825509641;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Tempos líquidos, paredes sólidas: percepções das relações tempo/espaço no currículo escolar;
Resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre a instituição escola, problematizando o tempo e o espaço contemporâneos em sua articulação com o currículo. Tal estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental do município de Porto Alegre, e buscou analisar de que formas as relações tempo/espaço contemporâneas são percebidas no cotidiano escolar pelos professores dessa instituição, e como tais relações afetam o currículo. A investigação se deu a partir de três eixos: tempo, espaço e currículo; e como ferramentas metodológicas utilizaram-se grupo focal e entrevistas, complementadas com a análise de alguns documentos da instituição. Este trabalho está organizado em três partes: “Apresentando a pesquisa ou escolhendo os retalhos”; “Compondo a pesquisa ou juntando os retalhos” e “Apresentando a proposta de intervenção ou entregando a colcha”. A composição do texto com a utilização da metáfora da tecitura constitui-se como um elemento-chave neste trabalho, aproximando a pesquisa da artesania, cujos destinos não se podem prever. Isso está relacionado à temática; à ideia de suspensão do tempo, proposto por Larrosa, Masschelein e Simons; e à de trama histórica, de Veyne. Assim, na primeira parte, esta dissertação expõe o cenário da investigação e articula a trajetória da pesquisadora com as indagações de pesquisa; mostra outros estudos que tratam dessa temática; e apresenta a definição do problema e a metodologia empregada. A segunda parte faz um mergulho histórico na Modernidade, mostra como se dá a emergência do sujeito moderno e a constituição da maquinaria escolar. Também aborda as inquietações desta pesquisa: com o tempo, em que faz reflexões a partir dos estudos de autores como Elias, Bergson e Bauman, e de conceitos como duração, solidez e liquidez; com o espaço, que traz algumas questões sobre o esquadrinhamento do espaço escolar, a docilização e disciplinamento dos corpos, dialogando com autores como Foucault, Veyne, Gallo, Noguera-Ramírez; e inquietações com o currículo, que faz um histórico do currículo e estudos sobre ele, e problematiza alguns aspectos que se tornaram normatizados e normalizados, em que autores como Veiga-Neto, Silva, Corazza, Deleuze, Guattari, Lopes, Lopez-Ruiz contribuem significativamente para tais questionamentos. Nessa parte encontram-se as análises das falas que se deram no grupo focal e nas entrevistas. A terceira parte da dissertação apresenta uma proposta de intervenção, cuja escolha se deu no grupo focal: a formação de professores. Por fim, constatou-se que os sujeitos investigados percebem a escola como um espaço potente, porém percebem-se atropelados pela velocidade, fluidez, insegurança, excesso de atribuições e burocracias. Por isso, a formação é vista como de fundamental importância para o grupo pesquisado, constituindo-se como um espaço potencializador para que a contemporaneidade possa ser compreendida e, a partir disso, o currículo escolar possa ser (re)pensado. Assim, a formação configura-se como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios que se colocam aos professores e às escolas, com o imperativo da produtividade, em que os currículos voltam-se, cada vez mais, a resultados.;
Abstract This dissertation presents a study on the school institution, problematizing the contemporary time and space in its articulation within the curriculum. This study was developed at a public elementary municipal school in Porto Alegre, and sought to analyze the ways in which contemporary time / space relationships are perceived in the daily life by the teachers of this institution, and how such relationships affect the curriculum. The research was based on three axes: time, space and curriculum; and as methodological tools, a focal group and interviews were used, complemented with the analysis of some documents of the institution. This work is organized in three parts: “Presenting the research or choosing the flaps”; “Composing the research or putting together the patchwork” and “Presenting the intervention proposal or delivering the quilt”. The composition of the text with the use of the metaphor of tecitura constitutes a key element in this work, approaching the research of handicraft, whose destiny cannot be foreseen. This is related to the theme; to the idea of suspension of time, proposed by Larrosa, Masschelein and Simons; and to Veyne's historical plot. Thus, in the first part, this dissertation exposes the research scenario and articulates the trajectory of the researcher within the research inquiries; it shows other studies that deal with this issue; and presents the definition of the problem and the methodology used. The second part takes a historical dip in Modernity, showing how the emergence of the modern subject and the constitution of the school machinery takes place. It also addresses the concerns of this research: with time, in which it makes reflections from the studies of authors such as Elias, Bergson and Bauman, and concepts such as duration, solidity and liquidity; with space, which brings some questions about the school space, the docilization and disciplining of the bodies, dialoguing with authors such as Foucault, Veyne, Gallo, Noguera-Ramírez; and concerns with the curriculum, that makes a history of the curriculum and studies about it, and problematizes some issues that have become normalized, in which authors like Veiga-Neto, Silva, Corazza, Deleuze, Guattari, Lopes, Lopez-Ruiz contribute for such problematization. In this part, there are the analyzes of the speeches and interviews given in the focus group. The third part of the dissertation presents the intervention’ proposal, which was chosen in the focus group: teacher training. Finally, it was verified that the investigated subjects perceive the school as a potent space, but they find themselves run over by speed, fluidity, insecurity, excess of attributions and bureaucracies. Therefore, teacher training is considered to be of fundamental importance for the researched group, constituting itself as a potential space for contemporaneity to be understood and, from this, the school curriculum can be (re) thought. Thus, teachers’ training becomes a possibility to face the challenges attributed to teachers and schools, with the imperative of productivity, where curricula are increasingly turning to results.;
Palavras-chave Tempo; Espaço; Currículo; Contemporaneidade; Formação de professores; Time; Space; Curriculum; Contemporaneity; Teacher training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-02-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6278;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística