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Proposição de um modelo para diagnosticar o nível de maturidade de uma oferta de product-service system em um contexto B2B

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Autor Battaglia, Daniel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4265472991840638;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Proposição de um modelo para diagnosticar o nível de maturidade de uma oferta de product-service system em um contexto B2B;
Resumo O conceito de product-service system (PSS) pode ser caracterizado como a extensão da operacionalidade de um bem físico, agregando-se a ele serviços especializados que permitam a promoção dos serviços oferecidos. Nesse sentido, o contexto de relacionamentos business-to-business (B2B) congrega empresas que compram bens e serviços a serem utilizados na produção/comercialização de outros bens e serviços voltados para o consumidor final. Essas interações permitem ampliar a perspectiva dos relacionamentos, agregando parcerias de longo prazo. Assim, este trabalho tem como objetivo estruturar um modelo que diagnostica o nível de maturidade de uma oferta de PSS por empresas fornecedoras em um contexto B2B. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso múltiplo de caráter exploratório e abordagem qualitativa. A amostra selecionada é composta por dez casos que ofertam soluções por meio do PSS, sendo cinco empresas orientadas para a manufatura e cinco orientadas vpara os serviços. Como resultados, o modelo foi capaz de diagnosticar os níveis de maturidade das empresas investigadas e se apresentou flexível para aplicação em diferentes contextos de negócios. Como contribuições acadêmicas, o modelo avança no sentido de estruturar uma base conceitual que agrega um maior número de critérios a serem considerados para a oferta de PSS, o que ainda não é observado na literatura. Também, colabora por fazer uso combinado de informações qualitativas e de escala categórica para compor os diagnósticos de maturidade. Além disso, permite a identificação do perfil das organizações em relação às práticas de PSS adotadas. Como contribuições gerenciais, o modelo oportuniza a identificação de potenciais inibidores para o desenvolvimento de uma oferta de PSS, o direcionamento de prioridades gerenciais e estratégias e, ainda, a identificação de oportunidades de melhoria para a qualificação da oferta de PSS.;
Abstract The concept of product-service systems (PSS) can be characterized as the extension of the operation of a physical good, adding specialized services that allow the promotion of the services offered. In this sense, the context of relationships businessto- business (B2B) brings together companies that buy goods and services to be used in the production/sale of goods and services to be offered to the customers. These interactions expand the perspective of relationships, adding long-term partnerships. Thus, this work aims to structure a model for diagnose the maturity level of a PSS offering by supplier companies that operate in a B2B context. The research method used is the exploratory multiple case study with qualitative approach. The sample selected consists of ten cases that offer solutions through PSS; five manufacturingoriented companies and five services-oriented companies. As a result, the model was able to diagnose the maturity levels of the companies investigated and reported for application in different contexts of business. As academic contributions, the model moves forward in order to structure a conceptual basis that adds a greater number of criteria to be considered for the provision of PSS, which still is not observed in the literature. Also, it collaborates for making combined use of qualitative information and categorical scale to compose the maturity diagnostics. In addition, allows the identification of the profile of organizations in relation to PSS practices adopted. As a managerial contributions, backed the model identification of potential inhibitors to be developed to offer PSS by the supplier companies, identifying managerial priorities and important strategies to be adopted and, also, contributes for the identification of opportunities to improve the PSS offerings.;
Palavras-chave Modelo de maturidade; Relacionamento B2B; Critérios de PSS; Melhoria; Product-service system; Maturity model; B2B relationship; PSS criteria; Improvement.;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-03-06;
Agência de fomento IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6300;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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