RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube

Mostrar registro simples

Autor Jeffman, Tauana Mariana Weinberg;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4530299648418771;
Orientador Bonin, Jiani Adriana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube;
Resumo A presente pesquisa foi norteada pelo objetivo central de investigar e compreender as relações constituídas entre leitores da comunidade booktube em torno do livro e da leitura a partir da performance de gosto dos booktubers em seus canais no YouTube. Realizo aqui uma contextualização dos aspectos da história do livro e da leitura e uma problematização sobre suas transformações com o advento das redes sociais. As discussões empreendidas são fundamentadas nos conceitos de Leitura, Leitor, Consumo, Performance de Gosto, Cultura Material, Redes sociais e Comunidades Virtuais. A investigação empírica foi desenvolvida a partir de uma inspiração etnográfica tendo como campo o ambiente virtual do YouTube, a fim de abordar o fenômeno estudado através de acompanhamento diário e sistemático. Além da observação exploratória de diversos canais de booktubers, foram analisadas sistematicamente as produções de três deles assim como os desdobramentos em termos das conversações, comentários e repercussões. A luz dos conceitos trabalhados, analiso a performance de gosto e a representação do eu realizada pelos booktubers, os conteúdos produzidos e as relações, conversações, negociações e conflitos empreendidos no âmbito da comunidade. Atentando-me à compreensão da cultura da internet, entendo o leitor presente na comunidade booktube enquanto leitor em rede que, por vivenciar experiências em uma plataforma guiada essencialmente através da cultura da participação, também atua na constituição desta, construindo comunidade ao estabelecer relações por meio das diversas formas que o livro e a leitura são degustados.;
Abstract The following dissertation was guided by the principle of the scientific investigation and by the efforts to understand relations established between readers of the booktube community and readings from the taste performance of booktubers in their own channels on YouTube. I do contextualize few aspects of book history and reading history and intend to provide a problematization of their transformations under the advent of social networks. These discussions are based on the concepts of Reading, Consumption, Tasting performance, Cultural Materialism, Social Networks and Virtual Communities. The empirical research was developed under an ethnographic perspective, and it has the virtual environment of YouTube as a field, as a field, in order to approach the phenomenon through a systematic vigilant activity. The scientific observation of booktubers activities and their audiovisual productions (at least of them were fuly analyzed considering conversations, comments and repercussions). When it comes to concepts, I built analsys of the performance of tasting and the representations of the self performed by the booktubers. Their relations, conversations, negotiations and conflicts undertaken within the community were also themes of interest in this work. Considering how the culture of internet works, I assume that in booktube community the reader is a network reader who plays on a platform determinated essentially by the culture of social interaction, and it acts in the making of it, building a whole community establishing relationships through the multiples ways that the book and the reading habbit are enjoyed.;
Palavras-chave Comunidade; Leitores; Livros; YouTube; Community; Readers; Books; Booktubers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-03-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6337;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística