RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Saberes construídos e mediados por educadores sociais: impactos na formação crítico-reflexiva de jovens

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Marcon, Alecson;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8436783798072424;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Forster, Mari Margarete dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Saberes construídos e mediados por educadores sociais: impactos na formação crítico-reflexiva de jovens;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa buscou compreender como que se dá a construção dos saberes, proposto pelos educadores sociais, nas aulas do Programa Jovem Aprendiz de duas Obras Sociais do Instituto Leonardo Murialdo, sendo uma em Porto Alegre e a outra em Caxias do Sul. Tendo como foco a educação popular, procurou entender como os educadores sociais ministram suas aulas e as estratégias por eles vivenciadas que corroboram para transformar os educandos do Programa Jovem Aprendiz em sujeitos críticos e reflexivos. Com o intuito de atender as demandas investigativas, o estudo pautou-se numa pesquisa qualitativa e ouviu por meio de entrevistas em profundidade e pela escrita da memória pedagógica, quatro educadores, sendo dois da Obra Social Murialdo de Porto Alegre e dois da Obra Social Murialdo de Caxias do Sul. Para complementar os dados coletados ouviu-se quatro educandos da Obra Social Murialdo de Porto Alegre, utilizando-se da escrita da memória pedagógica e diálogos em roda. Os aportes teóricos principais, que deram base ao estudo, foram Freire, Brandão, Gohn,Tardif, Giroux, Arroyo, Nóvoa, Vasconcellos. Para responder os objetivos da pesquisa, algumas questões – dimensões foram necessárias: Formação e concepções do educador social; Saberes e a práxis pedagógica do educador social; Desafios encontrados na gestão das aulas; Educandos: construção de sujeitos críticos-reflexivos; Ser educador social nas obras sociais Murialdo. O estudo concluiu que os saberes que favorecem a construção de sujeitos críticos e reflexivos não estão prontos, nem são dados, precisam ser constantemente construídos na parceria educador/educando, considerando as suas histórias pessoais e o contexto onde se inserem.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research sought to understand how the construction of knowledge, proposed by social educators, is taught in the classes of the Young Apprentice Program of two Social Works of the Leonardo Murialdo Institute, one in Porto Alegre and the other in Caxias do Sul. Popular education, sought to understand how social educators teach their classes and the strategies they experience that corroborate to transform the learners of the Young Apprentice Program into critical and reflective subjects. In order to meet the research demands, the study was based on a qualitative research and heard through in-depth interviews and written pedagogical memory, four educators, two from the Murialdo Social Work of Porto Alegre and two from the Murialdo Social Work Of Caxias do Sul. In order to complement the collected data, four students of the Murialdo Social Work of Porto Alegre were heard, using pedagogical memory writing and dialogues in wheel. The main theoretical contributions, which gave basis to the study, were Freire, Brandão, Gohn, Tardif, Giroux, Arroyo, Nóvoa, Vasconcellos. To answer the objectives of the research, some questions - dimensions were necessary: Formation and conceptions of the social educator; Knowledge and pedagogical praxis of the social educator; Challenges encountered in class management; Educandos: construction of critical-reflexive subjects; Be a social educator in social works Murialdo. The study concluded that the knowledge that favors the construction of critical and reflexive subjects is not ready, nor is it given, needs to be constantly built in the educating / educating partnership, considering their personal histories and the context in which they are inserted.;
metadataTrad.dc.subject Educadores e educandos; Saber; Crítico e reflexivo; Educação popular; Educators and learners; To know; Critical and thoughtful; Popular education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-04-06;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6373;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics