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As lembranças propostas pelo software : o agir e aprender do Google Fotos na manutenção e curadoria de imagens pessoais

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metadataTrad.dc.contributor.author Petry, Daniel Bassan;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4115678308123135;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fischer, Gustavo Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As lembranças propostas pelo software : o agir e aprender do Google Fotos na manutenção e curadoria de imagens pessoais;
metadataTrad.dc.description.resumo Inspirada pelas propostas da arqueologia da mídia, esta pesquisa analisou as relações que se estabelecem entre softwares, fotografias pessoais, lembranças e memórias no ambiente digital. Para tanto, em se tratando dos softwares, realizou-se um recorte específico nos autônomos, com capacidade de aprendizado e proposição, cujo empírico elencado foi o serviço Google Fotos. No âmbito das audiovisualidades, o recorte se deu entre as novas mídias, as quais também contemplam imagens de cunho pessoal - como fotografias digitais ou digitalizadas, vídeos e outros registros caseiros além de outros objetos deles decorrentes. As questões da memória foram tensionadas com as noções de registro, armazenamento, lembrança, resgate e atualização. Este último assunto, em razão de sua complexidade, apresentou um recorte bastante amplo, fundamentando-se em Bergson, Dijck, Izquierdo e Parikka. Examinaram-se as propostas do Google Fotos de armazenamento e curadoria de imagens que evidenciaram capacidade de evocar a movimentação da memória em lembranças, questionando a validade da aceitação das proposições realizadas pelas máquinas.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research is inspired by the proposals of the archeology of the media sought to analyze the relations that are established between softwares, personal photographs and memories in the digital environment. Concerning software, we approach specifically those that are autonomous, with capacity for learning and proposing, we chose Google Photos service as our main empirical object. In the scope of audiovisuals, we focus in personal images that also can be considered new media, such as digital or digitalized photographs, videos and other personal records, as well as objects made from it. Memory issues are treated from the notion of recording, storage, recall, retrieval, and remembrance. This last subject, given its complexity, has a very broad scope ranging from authors like Bergson, Dijck, Izquierdo and Parikka. We have analyzed the proposals made by Google Photos to store and curate images that have an ability to instigate a movement of memory in remembrance, questioning the validity pf the propositions made by those systems.;
metadataTrad.dc.subject Imagem; Digital; Novas mídias; Memória; Software; Audiovisualities; Digital; New media; Memory; Software;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-05-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6472;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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