RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A midiatização manifesta na comunicação entre adolescentes: condições interacionais da aprendizagem para uma sociedade em midiatização

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Lemes, Eduarda Schneider;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8789432329817452;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A midiatização manifesta na comunicação entre adolescentes: condições interacionais da aprendizagem para uma sociedade em midiatização;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação relata as perspectivas e atividades de um projeto de pesquisa para o Mestrado no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, na Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. A investigação das formas de manifestação da midiatização em episódios interacionais envolvendo adolescentes e pré-adolescentes foi realizada pela observação de três casos de oficinas de produção de mídia. Nessas oficinas, conduzidas pela própria pesquisadora, foram percebidos tensionamentos existentes entre ofertas de mídia na sociedade contemporânea e demandas interacionais e de aprendizagem dos jovens. Com base nesse estudo de casos múltiplos, a pesquisa obteve pistas comunicacionais e educacionais que dizem coisas sobre o ensino de mídia em ambientes educacionais - não necessariamente escolares. O problema de pesquisa é apresentado na forma de onze perguntas integradas, relacionadas aos usos e expectativas dos jovens participantes e a inferências possíveis sobre a inserção comunicacional e educacional dos jovens. Uma discussão metodológica aborda processo de estudos de caso, discute a questão da observação do cotidiano em angulações inspiradas pela perspectiva etnometodológica, reflete sobre processos em que o pesquisador intervém na realidade a observar; e complementa essa reflexão por uma auto observação, sobre perspectivas da pesquisadora. O quadro teórico apresenta principais referências de fundamentação sobre os ângulos da interface em que se encontra o objeto: a educação e a comunicação na sociedade em midiatização. Os casos de observáveis são explicitados por uma descrição das oficinas realizadas e de reflexões sobre ocorrências referentes à manifestação da midiatização. Um capítulo final apresenta inferências transversais, incluindo reflexões sobre a preparação de jovens para a sociedade em midiatização.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation reports on the perspectives and activities of a research project for the Master's degree in PPG in Communication Sciences from Unisinos, in the Midiatization and Social Processes Research Line. The investigation of the manifestation of mediatization's form in interactive episodes involving adolescents and pre-adolescents was carried out by the observation of three cases of media production workshops. In these workshops, conducted by the researcher herself, there were perceived tensions between media offerings in contemporary society and the interaction and learning demands of young people. Based on this multi-case study, the research obtained communication and educational clues that say things about the media teaching in educational settings - not necessarily school settings. The research problem is presented in the form of eleven integrated questions, related to the uses and expectations of the young participants and possible inferences about the communication and educational insertion of the young people. A methodological discussion approaches the process of case studies, discusses the question of daily observation in angulations inspired by the ethnomethodological perspective, reflects on processes in which the researcher intervenes in the reality to observe; and complements this reflection by a self-observation, on the researcher's perspectives. The theoretical framework presents main references of foundation on the angles of the interface in which the object is: education and communication in society in mediatization. The cases of observables are explained by a description of the held workshops and reflections on occurrences related to the manifestation of mediatization. A final chapter presents cross-cutting inferences, including reflections on the preparation of young people for society in mediatization.;
metadataTrad.dc.subject Midiatização; Aprendizagem de mídia; Educação; Estudo de casos em comunicação; Oficinas; Mediatization; Media learning; Education; Case studies in communication; Workshops;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-04-12;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6544;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics