Autor |
Klaus, Vivian Sabrine; |
Orientador |
Lima, José Jerônimo de Menezes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3867886066623487; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Gestão do conhecimento: lições aprendidas em desenvolvimento de software – estudo de caso em empresa de soluções em tecnologia da informação para o mercado financeiro; |
Resumo |
Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de ferramenta de Gestão do Conhecimento baseada em Lições Aprendidas para uma empresa que desenvolve software para instituições financeiras. Numa era em que produtos e serviços podem ser facilmente copiados, o conhecimento passou a representar um diferencial competitivo para as organizações. A promoção do conhecimento propicia para a empresa um crescimento consistente e duradouro, uma vantagem competitiva sustentável, além de uma espécie de cultura de inovação que pode garantir o futuro da organização. O conhecimento existe na mente humana e não é uma tarefa fácil transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, para que então possa ser compartilhado e disseminado na organização. Lições Aprendidas representam as experiências positivas ou negativas que podem ser reutilizadas em projetos futuros. Utilizar-se de experiências do passado permite que as atividades sejam realizadas de forma mais rápida, com mais qualidade e a um custo menor. Uma lição não é aprendida até mudar algum resultado. Uma lição provoca uma mudança real. Foi realizada pesquisa em referencial bibliográfico para identificação de modelos de ferramenta de gestão de Lições Aprendidas e proposto um modelo deste tipo de ferramenta para a empresa estudada. Com a realização de entrevistas foi possível identificar pontos a serem melhorados na implantação do modelo proposto.; |
Palavras-chave |
Gestão do conhecimento; Vantagem competitiva sustentável; Lições aprendidas; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2013; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6597; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Administração de TI; |