Autor |
Fernandes, Maria Aparecida Ferreira Barbosa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0839526558211339; |
Orientador |
Follmann, José Ivo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2801367846512759; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A herança da política do branqueamento no processo de identidade do afrodescendente no Estado de Roraima; |
Resumo |
Esta pesquisa destaca o processo de identidade afrodescendente, no bojo do processo educacional formal, partindo da seguinte pergunta, como se processa a construção da identidade do afrodescendente numa perspectiva de pertencimento multicultural no contexto social de Roraima? E para responder a essa questão, necessitou analisar os mecanismos existentes referente à política do branqueamento e suas interferências nos processos de identidade dos afrodescendentes numa perspectiva de pertencimento multicultural em Boa Vista-Roraima. Em que o referido estudo tem como aportes teóricos Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. Mediante a análise dos documentos e as falas dos participantes nas instituições envolvidas na pesquisa, foi constatado nesse sentido que o ambiente educacional escolar, ressalta as representações simbólicas e conceitos construídos socialmente representados por meio dos signos e da linguagem, a identidade e as diferenças afrodescendentes no contexto temporal em Boa Vista/Roraima, contidas nas relações sociais, que ainda tenta prevalecer a hegemonia branca.; |
Abstract |
This research highlights the process of Afrodescendant identity, within the framework of the formal educational process, starting from the following question, how does the construction of Afrodescendant identity in a perspective of multicultural belonging in the social context of Roraima take place? In order to answer this question, it was necessary to analyze the existing mechanisms regarding the money laundering policy and its interference in the identity processes of Afro-descendants in a perspective of multicultural belonging in Boa Vista-Roraima. In this study, Antonio Gramsci, Florestan Fernandes, Kabengele Munanga, Stuart Hall, José Ivo Follmann, Néstor García Canclini and Zygmunt Bauman are the theoretical contributions. Through the analysis of the documents and the speeches of the participants in the institutions involved in the research, it was found in this sense that the school educational environment emphasizes the symbolic representations and socially constructed concepts represented through signs and language, the identity and the Afrodescendent differences in the Temporal context in Boa Vista / Roraima, contained in social relations, which still tries to prevail white hegemony.; |
Palavras-chave |
Identidade; Afrodescendente; Negritude; Branqueamento; Ambiente escolar; Identity; Afrodescendant; Blackness; Bleaching; School environment; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2017-04-03; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6648; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |