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Programa de Saúde para Docentes da Universidade Estadual do Maranhão/ São Luís

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Autor Mourão, Marcelo Henrique de Vasconcelos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3554064814161545;
Orientador Leal, Sandra Maria Cezar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3261740599490553;
Co-orientador Viegas, Karin;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8704792892767752;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Programa de Saúde para Docentes da Universidade Estadual do Maranhão/ São Luís;
Resumo As condições de saúde dos docentes e de outros trabalhadores, de uma forma geral, estão vinculadas, essencialmente, às relações entre as exigências e formas de realização do serviço laboral, às cargas de trabalho, derivadas do contexto e das características da organização deles. A avaliação desses elementos, das condições de trabalho, de saúde do docente, o ambiente de trabalho e as situações de saúde atuais permitem ampliar o grau de compreensão da percepção dessas condições, dos riscos e evidências do processo de adoecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a situação de saúde dos docentes da Uema (Universidade Estadual do Maranhão), Campus Paulo VI, em São Luís, e, a partir daí, elaborar um Programa de Promoção da Saúde deles. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, de abordagem quantitativa do tipo transversal. Ela foi realizada na Universidade Estadual do Maranhão. A coleta dos dados relacionados às condições sociodemográficas ocorreu com análise documental e 100% (480) da amostra. O mapeamento da situação de saúde dos docentes foi realizado com questionário autoaplicadocom 50% da amostra (240). Evidenciou-se que 85% (203) praticam atividade física, 93% (223) ingerem álcool, apenas 7% (17) são tabagistas, somente 6% (14) tiveram patologias após o inicio das suas atividades acadêmicas. O Self Report Quaestionnaire relacionado à avaliação do sofrimento mental, a saúde mental, nos últimos 30 dias, mostra um baixo quadro dessapatologia entre os docentes.;
Abstract The health conditions of teachers and other workers, in general, are essentially related to the relationships between the demands and forms of performing the work service, the workloads, derived from the context and the characteristics of their organization. The evaluation of these elements, the working conditions, the health of the teacher, the work environment and the current health situations allow to increase the degree of understanding of the perception of these conditions, of the risks and evidences of the process of illness. In this context, the present study had the objective of evaluating the health situation of the professors of Uema (State University of Maranhão), Campus Paulo VI, in São Luís, and, from there, elaborating a Health Promotion Program. It is a descriptive research, of quantitative approach of the transversal type. It was held at the State University of Maranhão. Data collection related to sociodemographic conditions occurred with documental analysis and 100% (480) of the sample. The health situation of teachers was mapped using a self-administered questionnaire with 50% of the sample (240). It was evidenced that 85% (203) practice physical activity, 93% (223) ingest alcohol, only 7% (17) are smokers, only 6% (14) had pathologies after the beginning of their academic activities. The Self Report Quaestionnaire related to the evaluation of mental suffering, mental health, in the last 30 days, shows a low picture of this pathology among teachers.;
Palavras-chave Ambiente de trabalho; Saúde do trabalhador; Programa de saúde; Universidade Estadual do Maranhão; Work environment; Worker's health; Health Program; State University of Maranhão;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-06-29;
Agência de fomento UEMA – Universidade Estadual do Maranhão;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6665;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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