RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Acesso e utilização a bases de dados: estudo de caso da Biblioteca do IFSul – Câmpus Charqueadas

Mostrar registro simples

Autor Scheid, Fernando;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5449984341248355;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Acesso e utilização a bases de dados: estudo de caso da Biblioteca do IFSul – Câmpus Charqueadas;
Resumo Este trabalho tem por objetivo realizar umestudo sobre o conhecimento e a utilização de bases de dados em pesquisas por parte dos alunos da graduação e pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Charqueadas, tendo como cenário principal a Biblioteca com a finalidade de compreender o perfil de pesquisa desses usuários. A metodologia utilizada foi um estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados, dois questionários: o primeiro questionário com questões fechadas incluindo comentários e sugestões e outro questionário, posteriormente, com perguntas abertas. Após a análise da coleta de dados chegou-se à conclusão de que muitos usuários desconhecem ou não utilizam bases de dados (51%) para realizarem suas pesquisas, porém as bases de dados mais conhecidas são Scielo, Portal de Periódicos da Capes e Web of Science. O curso de pós-graduação utiliza mais esses recursos em relação aos cursos de graduação, apesar de 19% afirmarem que desconhecem ou não utilizam bases de dados. Entre os sites de busca na internet o Google teve o maior destaque, com 65%. Como sugestão dos usuários está a realização de capacitações e treinamentos para que essas fontes de informação possam ser utilizadas com maior frequência. Por fim, esta pesquisa apresenta dois produtos: o diagnóstico com relação ao conhecimento e utilização de bases de dados em pesquisa pelos alunos do IFSul Câmpus Charqueadas e a proposta de um projeto de tutorial relativo à utilização de bases de dados em pesquisas para ser disponibilizado na página da Biblioteca, a fim de qualificar a busca por informações a partir de fontes online, oferecendo outra possibilidade de acesso a acervos.;
Abstract This work aims to carry out a study about the knowledge and usage of data bases in researches done by the Graduation and Post-Graduation students of the Federal Institute Sul-rio-grandense, Campus Charqueadas, having the Library as the main scenario to understand the research profile of those users. The methodology used was a case study and the instruments of data collection were two questionnaires: the first questionnaire with closed questions including comments and suggestions and another questionnaire, used later, with open questions. After analyzing the data collection, it was concluded that many users are unaware or do not use databases (51%) to carry out their researches, but the most well-known databases are Scielo, Periódicos Capes and Web of Science. The postgraduate course uses these resources more in relation to undergraduate courses, although 19% state that they do not know or do not use databases. Among the search engines on the internet, Google had the biggest highlight, with 65%. As a suggestion of the users, the execution of training courses about these sources of information can be used more frequently. Finally, this research presents two products: the diagnosis regarding the knowledge and use of databases in research by the students of IFSul Campus Charqueadas and the proposal of a project of tutorial on the use of databases in researches to be available in Library website in order to qualify the search for information from online sources, offering another possibility of access to collections.;
Palavras-chave Perfil de usuários; Estudo de usuários; Bases de dados; Biblioteca; User profile; Study of users; Data base; Library;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-07-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6666;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística