Autor |
Rocha, Davan Carvalho da; |
Orientador |
Hilzendeger, Julio Cesar; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Gestão de disponibilidade: estudo de caso aplicado em um serviço de TI; |
Resumo |
Uma indisponibilidade de serviço utilizado por usuários pode gerar perda financeira, abalo na marca e imagem no mercado e insatisfação de clientes/usuários. Dessa maneira, há necessidade de desenvolver e manter um processo de gerenciamento de disponibilidade, que garanta que todos os serviços operacionais estejam disponíveis quando forem utilizados. Os serviços oferecidos devem atingir os objetivos de disponibilidade acordados com o negócio e os novos serviços devem ser projetados de forma adequada, para atingir os requisitos pretendidos, sem comprometer o desempenho dos serviços existentes. Este trabalho objetiva em apresentar uma proposta de um processo de gerenciamento de disponibilidade de serviços de TI, baseado em práticas de mercado, aplicável em serviço(s) de TI crítico(s) de negócio em um ambiente real.; |
Abstract |
Unavailability of a service used by users may cause financial loss, weakening the brand and corporate image and dissatisfaction of customers/users. Thus, there is need to develop and maintain an availability management process, ensuring that all operational services are available when they are used. The services offered must meet the availability objectives agreed with the business and new services should be designed properly to achieve the desired requirements without compromising the performance of existing services. This paper aims to present a proposal for a management process availability of IT services, based on best practices, applied in service(s) of critical IT(s) of business in a real environment.; |
Palavras-chave |
Gestão de serviços de TI; Gerenciamento de disponibilidade; Disponibilidade; Indisponibilidade; Plano de disponibilidade; ITIL; MOF; ISO/IEC 20000; CobiT; IT service management; Availability management; Availability; Unavailability; Availability plan; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2010; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6676; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Administração de TI; |