Resumo |
Este trabalho tem como tema principal a formação do preço de venda, sendo seu objetivo geral propor a implementação de uma metodologia para formação do preço de venda em um escritório de serviços contábeis. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do assunto principal e da prestação de serviços na área contábil, a fim de estruturá-los conceitualmente. Já no estudo de caso, aplicado em um escritório de contabilidade do município de Sapiranga/RS, empregou-se o desenvolvimento teórico abordado e utilizou-se de informações históricas da empresa, por meio de entrevistas e observação participante. A partir das informações obtidas, foi apurado o custo/hora dos serviços, identificado o número de horas demandas por cada cliente analisado, segregados os custos em fixos e variáveis, apurado o custo de realização dos serviços de 10 clientes de diferentes segmentos, e então apurado o preço de venda de cada um e comparado com o praticado atualmente. Ao final, essa apuração alocou os custos analisados ao preço, e evidenciou algumas distorções entre os valores apurados e os exercidos. Tais constatações denotaram que a metodologia pode sim ser implementada na empresa em questão, entretanto, não assegurando a sua efetiva aceitação pelo mercado, levando-se em conta fatores externos, como a concorrência.; |