RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Evasão acadêmica em uma instituição de ensino superior privada na Região Sul do Brasil: do diagnóstico à proposição de um programa de permanência

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Alba, Fabio Dall;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8629486143033559;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Jacobus, Artur Eugênio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Evasão acadêmica em uma instituição de ensino superior privada na Região Sul do Brasil: do diagnóstico à proposição de um programa de permanência;
metadataTrad.dc.description.resumo O estudo propõe o desenvolvimento de um programa de combate à evasão acadêmica, com foco no relacionamento com o aluno, a ser implantado na Instituição de Ensino Superior pesquisada, de acordo com os principais fatores analisados na revisão de literatura e na análise dos dados da instituição. Trata-se de uma instituição privada, com fins lucrativos, que atua na Região Sul do Brasil. O método utilizado foi o estudo de caso. A análise dos dados disponíveis em softwares de gestão da instituição e em um questionário aplicado aos acadêmicos que declararam a sua evasão apontou quais são os principais fatores que influenciam na decisão do aluno a se evadir nesta instituição, entre os quais se destacam a reprovação em disciplinas e as dificuldades financeiras. Ao final, propõe-se um programa de combate à evasão acadêmica, com base em um sistema de monitoramento de alunos. Analisa-se também a viabilidade financeira para sua implantação. A expectativa é de que, a partir do estabelecimento desse programa, a instituição possa reduzir consideravelmente os índices de evasão, consequentemente melhorando seu desempenho e também reduzindo os impactos sociais causados pelo fenômeno da evasão.;
metadataTrad.dc.description.abstract The study proposes the development of a program to combat academic evasion, focusing on the relationship with the student considering the main factors analyzed in the review of the literature and in the analysis of the data of the institution researched. This program will be implemented in the researched Institution of Higher Education, a private, for-profit institution operating in the Southern Region of Brazil. The method used was the case study. The analysis of the data available in the management software of the institution and in a survey applied to the students who declared their evasion pointed out what are the main factors that influence the student's decision to evade in this institution, among which failing in courses and financial difficulties are the most significant. At the end, a program to combat academic evasion is proposed, based on a student monitoring system. Financial viability for its implementation is also analyzed. The expectation is that, once this program is in place, the institution can significantly reduce evasion rates, thereby improving its performance and reducing the social impacts caused by the evasion phenomenon.;
metadataTrad.dc.subject Evasão; Ensino superior; Estratégia; Indicadores de gestão; Gestão educacional; Evasion; Higher education; Strategy; Management indicators; Educational management;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-16;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6924;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics