RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O que revelam as narrativas de professores de língua estrangeira sobre sua prática docente?

Mostrar registro simples

Autor Cunha, Juliana Lemos da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8193911557879566;
Orientador Lima, Marília dos Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O que revelam as narrativas de professores de língua estrangeira sobre sua prática docente?;
Resumo Esta pesquisa, situada dentro da grande área da Linguística Aplicada, visa investigar o que as narrativas de professores revelam sobre o seu agir docente. Suportada pelo arcabouço teórico sociocultural (VYGOTSKY 1984, 2007, 2014) e demais autores que sintonizam nessa linha filosófica (LANTOLF, 2000; SWAIN, 2000; FREIRE, 1989, 2001,2008, 2017; BAKHTIN, 2012; NORTON, 1995, 2002, 2006, 2010, 2017; VIEIRA-ABRAHÃO, 2012; PIROVANO, 2006; BARCELOS, 2011; SCHLATTER 2009; LIMA E PIRES, 2014; entre outros), desenvolveu um percurso no qual questões como letramento, identidades, crenças, formação de professores – a partir dos autores que mencionamos – foram tecidas. Esta pesquisa foi desenvolvida dentro dos parâmetros da pesquisa qualitativa narrativa (CLANDININ; CONELLY, 2000; PINHO; LIMA, 2015) e propôs-se, a partir das perguntas norteadoras, ilustrar as questões evidenciadas durante o trajeto investigativo. Os instrumentos de análise propostos foram: entrevistas narrativas, visitas in loco e diário de campo. Visualizar as diferenças entre as abordagens de L2 demonstradas pelas docentes visitadas foi fundamental para percebermos, por exemplo, que mesmo estando situados numa era pós-estruturalista (NORTON, 2016), as abordagens desenvolvidas demonstraram traços fortes do método estrutural ainda como premissa fundamental orientando as práticas pedagógicas desenvolvidas. Também foi possível analisarmos movimentos identitários e a presença das crenças no ambiente de ensino-aprendizagem, colaborando e influenciando a construção das propostas pedagógicas que presenciamos.;
Abstract This is a qualitative narrative research, within the Field of Applied Linguistics, which aims at investigating what is revealed by narratives of teachers concerning their teaching pedagogies through the theoretical scope of sociocultural theory and some philosophers that follow this same train of thought (VYGOTSKY 1984, 2007, 2014; LANTOLF, 2000; SWAIN, 2000; FREIRE, 1989, 2001,2008, 2017; BAKHTIN, 2012; NORTON, 1995, 2002, 2006, 2010, 2017; VIEIRA-ABRAHÃO, 2012; PIROVANO, 2006; BARCELOS, 2011; SCHLATTER 2009; LIMA E PIRES, 2014) among others. Throughout this investigation, which was guided by some research questions, issues concerning literacy, identities, beliefs and teacher education arouse and had to be taken into account in the analysis. The data was collected through the teachers’s narratives about their education, class observation and notes on a field journal and, also, the tearchers’s narratives concerning their performance in class. The data analysis enabled us to notice different methodological approaches – which demonstrated, for instance, that even being in a post structuralist period (NORTON, 2016), still there have been pedagogical practices in which such approach prevails – identities movements and beliefs which have led us to restate how relevant it is, therefore, that teachers participate in teachers’s education courses.;
Palavras-chave Segunda língua; Identidades; Sociocultural; Letramento; Crenças; Second language; Sociocultural; Identity; Literacy; Beliefs;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7027;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística