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Autor Silva, Rudnei Prusch da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7647550102347588;
Orientador Leal, Sandra Maria Cezar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3261740599490553;
Co-orientador Viegas, Karin;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8704792892767752;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Portal educativo de apoio ao cuidado a pessoas com estomia;
Resumo As pessoas com estomia estão amparadas por políticas públicas que norteiam o atendimento ao usuário. Contudo, as políticas, que visam à dispensação de materiais e à formação de equipes, não disponibilizam ferramentas direcionadas a tal tipo de atendimento. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar um portal educativo de apoio ao cuidado a pessoas com estomia. A pertinência das orientações estabeleceu-se a partir da atuação do pesquisador envolvendo seu cotidiano na qualidade de enfermeiro estomaterapeuta. Para a construção do design de navegação na internet, foram seguidas as seguintes etapas: análise das necessidades; identificação dos usuários; organização do conteúdo; construção; manutenção do portal educativo. O referencial teórico foi subsidiado pela busca de estudos nacionais e internacionais publicados nos últimos cinco anos. No portal foram disponibilizados materiais de apoio didático a profissionais de saúde, em especial aos de enfermagem que atuam no cuidado aos pacientes com estomia. Os benefícios do estudo estão fundamentados na elaboração de material educativo, de acesso gratuito. Assim, os produtos deste estudo consistem de um Portal Educativo de Apoio ao Cuidado a Pessoas com Estomia o qual conta com o domínio <http://peapee.com.br>, bem como a criação da marca “PEAPEE”.;
Abstract People with stomies are supported by public policies that guide the service to the user. However, the policies, which aim at the dispensing of materials and the formation of teams, do not provide tools directed to this type of service. Thus, the objective of this study was to develop an educational portal to support the care of people with stoma. The pertinence of the guidelines was established based on the performance of the researcher involving his daily routine as a nurse stomaterapist. For its design development, the following steps were followed: needs analysis; identification of users; organization of content; construction; maintenance of the educational portal. The theoretical framework was supported by the search for national and international studies published in the last five years. In the portal, materials of didactic support were made available to health professionals, especially to nursing professionals who work in the care of patients with stomies. The benefits of this study are based on the elaboration of free educational material. Therefore, the products of this study consist of an Educational Portal to Support the Care of People with Stoma which has its own domain <http://peapee.com.br>, as well as the creation of the brand “PEAPEE”.;
Palavras-chave Estomia; Ostoma; Estomaterapeuta; Portal Educativo; Pessoas com Estomia; Estomy; Ostoma; Stomatologist; Educational Portal; People with Stoma;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-03-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7104;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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