Autor |
Vargas, Felipe Lazzari; |
Orientador |
Santini, Fernando de Oliveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5561111957141119; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Propensão à adoção tecnológica no setor bancário: um estuda da influência das percepções de facilidade de uso e utilidade; |
Resumo |
Este estudo explora os fatores que influenciam a adoção de inovações tecnológicas no setor bancário. Com base no modelo de aceitação tecnológica (TAM), trabalharam-se com dois fatores que influenciam a intenção comportamental dos consumidores: utilidade percebida e facilidade de uso. Os dados foram coletados de 98 entrevistados através de um questionário de pesquisa, para análise das informações utilizaram-se as técnicas de análise fatorial confirmatória e regressão linear. Os resultados indicam que ambos os fatores têm um impacto significativo na intenção comportamental em relação à aceitação de inovações tecnológicas no setor bancário. A utilidade percebida é o fator mais influente que explica a intenção de adoção. Observa-se que os dois fatores, percepção de utilidade e percepção de facilidade uso, explicaram 84% da variação na intenção de comportamento. As implicações dessas descobertas ajudam as instituições bancárias a enquadrar estrategicamente seu modelo de serviço para uma adoção mais ampla das inovações.; |
Palavras-chave |
Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM); On-line Banking; Análise Fatorial Confirmatória (CFA); Intenção Comportamental; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2017; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7255; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão Estratégica de Negócios; |