RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A prática das assembleias de classe em uma escola da rede marista e sua relevância na concepção da educação integral

Mostrar registro simples

Autor Conter, Clarice da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5236251713774360;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A prática das assembleias de classe em uma escola da rede marista e sua relevância na concepção da educação integral;
Resumo Esta pesquisa tem a finalidade de analisar a prática das assembleias de classe, com estudantes do Ensino Fundamental 2, bem como a sua implicação na concepção da educação integral. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada com os gestores, o grupo focal com os estudantes, os registros no diário de pesquisa, a análise dos documentos da instituição e as observações, onde foram analisadas as práticas das assembleias de classe com estudantes de 7o anos de uma escola particular da Rede Marista. Na análise foram exploradas as relações da prática das assembleias com alguns conceitos, como democracia, autoritarismo, valores, momentos de mediação de conflitos, bullying e outros. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que a prática da assembleia possibilitou, em algumas situações, a autorregulação do grupo, o exercício da empatia de saber ouvir o outro. Também que algumas questões ainda não se conseguem resolver na assembleia e que esse momento não é só para resolver os conflitos, mas, sim, possibilitar momentos de fala, escuta, organização pessoal e de grupo, educação em valores, exercício da cidadania e outras questões pertinentes à formação integral e ética.;
Abstract This research has the finality to parsing the practice of class assemblies, with students of Elementary School 2, as well as its implication in conception of integral education. The research had a qualitative approach and the instruments used were the half structured interview with the managers, the focal group with the students, the records in the research diary, the analysis in the institute documents and the observations, where the class assemblies practice were analysed with the 7º grade students from a private school of the Marista chain. In the analysis were explored the relations in assemblies practices with some concepts, such as democracy, authoritarianism, moments of conflict intercession, bullying and other. From the analysis attainment, it was concluded that the assemblies practice enables, in some situations, the group self-regulation, the empathy exercise of lore and listen each other. Some questions still can’t be solved in the assemblage and this moment is not only to just settle conflicts, but, it is used as a moment to talk, listen, personal and group organization, values education, citizenship exercise and other issues relevant to integral and ethical formation.;
Palavras-chave Assembleia de classe; Educação integral; Resolução de conflitos; Educação democrática; Clima organizacional; Class assemblies; Integral education; Settle conflicts; Democratic education; Organizational climate;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7281;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística