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A educação popular como possibilidade de emancipação para a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

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Autor Martins, José Eduardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5966436181655531;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação popular como possibilidade de emancipação para a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social;
Resumo A presente pesquisa aborda temas relativos às concepções de educação, aos desafios educacionais contemporâneos, globalização, políticas públicas socioeducacionais, educação popular e exclusão/inclusão social, tendo como foco central da investigação a Proposta Educativa do Movimento de Educação Popular e Promoção Social Fé e Alegria, localizado no município de Palhoça SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como fontes de coleta de dados a análise documental, a observação participante e entrevistas com trabalhadores sociais de Fé e Alegria SC, sendo empregada como metodologia para análise dos dados a análise de conteúdo. A pesquisa busca encontrar respostas ao problema de que forma a Fundação Fé e Alegria SC desenvolve sua proposta de Educação Popular junto às crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social no período do contraturno escolar. O objetivo geral consiste em analisar a proposta de Educação Popular da Fundação Fé e Alegria SC, com ênfase na formação de uma identidade emancipatória na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que frequentam as atividades de contraturno da Instituição, a partir da atuação de seus trabalhadores sociais (funcionários, educadores e gestores) com vistas a elaborar uma proposta de formação permanente. Constituem os objetivos específicos: investigar como ocorre a formação dos trabalhadores sociais da Fundação Fé e Alegria SC na perspectiva da Educação Popular, conhecer a concepção de Educação Popular de Fé e Alegria através da análise de documentos institucionais e analisar, através dos discursos dos participantes da pesquisa (trabalhadores sociais de Fé e Alegria SC), como a proposta de Educação Popular da Instituição ocorre no cotidiano. O estudo concluiu que existem indícios, a partir dos sujeitos participantes da pesquisa, de elementos de emancipação e transformação social na vida das crianças e adolescentes, embora frágeis. A Instituição tem sido espaço importante de proteção social para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que a frequentam, impedindo que as mesmas fiquem expostas a situações de violência física e psicológica caso estivessem na rua ou mesmo em casa, colaborando, desse modo, na garantia de direitos sociais dessa parcela da população. O grupo de educadores entrevistados, refletindo sobre suas experiências docentes, constatou que a proposta educativa da Instituição é teoricamente bem elaborada, demonstrou conhecer a proposta educativa institucional, porém salientam que não está havendo condições de praticar o que ali está indicado. Como resultado, este estudo propõe a adoção, por parte da unidade de Fé e Alegria SC e dos demais centros socioeducativos de Fé e Alegria no Brasil, de um projeto permanente de formação de seus trabalhadores sociais na perspectiva da Educação Popular.;
Abstract This research paper deals with the themes related to the conceptions of education, such as challenges to contemporaneous systems of education, globalization, public socio-political policies, popular education, and social exclusion and or inclusion, whose central focus of investigation is the proposed project of education known as the Popular Education and Social Promotion sponsored by the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA, located in the county of Palhoça in the State of Santa Catarina in Brazil. Its main objective is to present a qualitative research which makes use as the basic sources the data collected from the analysis of documents, shared observation, interviews with social workers from the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC, employed as methodological helpmates to gather insights and selective influx of data and analysis of content. The research is trying to find answers to the problem of how the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC develops the proposed popular education for children and adolescents coming from families of lower income and in situation of social vulnerability at times of shifts of extra-curricular programs at schools. The main objective is to analyze the proposed program of popular education ministered by the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC aiming at the creation of an identity conducive to an emancipation of the life of children and adolescents, in a situation of social vulnerability, by transferring to complementary activities of subsidiary nature in between regular programs with the help of social workers (officials, educators, and managers), with a view to drawing up a proposal for permanent training. Among the specific objectives needed to be investigated is the formation of social workers of the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC, as regards their understanding of popular education by means of a detailed analysis of institutional documents and analyze the texts of the participants of the research (social workers of the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC) how the project of popular education is being implemented in daily routine. The study drew the conclusion that the educational project of the FOUNDATION FÉ E ALEGRIA SC did in fact achieve forging an identity of emancipation in the life of the children and adolescents who were attended by the institution during the period of complementary educational activity, although fragile. The Institution has been an important area of social protection for children and adolescents in situation of social vulnerability who attend it, preventing them from being exposed to situations of physical and psychological violence if they were on the street or even at home, thus collaborating to guarantee the social rights of this part of the population. The group of educators interviewed, reflecting on their teaching experiences, found that the educational proposal of the Institution is theoretically well elaborated, demonstrated to know the institutional educational proposal, however they point out that conditions are not occurring to practice what is indicated there. As a result, this study proposes the adoption, by the unit of Fé e Alegria SC and others social-educational centers of Fé e Alegria in Brazil of a permanent project of training its social workers in the perspective of Popular Education.;
Palavras-chave Prática Emancipatória; Desigualdade social; Educação popular; Emancipatory Practice; Social inequality; Popular education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-27;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7303;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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