RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação física no contexto da aprendizagem integral à luz da pedagogia inaciana

Mostrar registro simples

Autor Guimarães, Daniel José Zimmermann;
Orientador Portal, Cleber;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5491721289171337;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A educação física no contexto da aprendizagem integral à luz da pedagogia inaciana;
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os significados atribuídos pelos alunos do ensino médio em relação às aulas de Educação Física, relacionando os aspectos socioemocional, motor e cognitivo e, que de que forma auxiliam na aprendizagem integral deste aluno, norteado pelos princípios do PEC (Projeto Educativo Comum). Os sujeitos da pesquisa são estudantes da terceira série do ensino médio do Colégio Santo Inácio, localizado no Rio de janeiro. Foram analisados 30 questionários com 05 perguntas cada. O método utilizado foi o qualitativo, ou seja, leitura e interpretação dos fenômenos atribuídos através da coleta dos dados descritivos, não usa técnicas estatísticas. A coleta é feita no ambiente direto da pesquisa, e a principal abordagem é o processo e seu significado. Através das respostas, percebemos que além de quase a totalidade dos alunos gostarem muito das aulas de Educação Física, também se mostram conscientes em relação aos benefícios das aulas, promovendo hábitos saudáveis e indivíduos não sedentários. Um outro aspecto relevante na pesquisa foi o fato dos alunos responderem que as aulas de Educação Física são um momento para que se trabalhe a ética, a colaboração e respeito às diferenças, independente da vitória ou derrota no jogo. Podemos perceber então que a Educação Física contribui de maneira significativa para a aprendizagem integral do aluno nos seus diferentes aspectos: motor, socioemocional e cognitivo, tendo o PEC como documento norteador deste processo.;
Palavras-chave Educação física; Pedagogia inaciana; Aprendizagem; Integral;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7370;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística