RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Monitoria: colaboração assistida idas e vindas para um processo de ensino-aprendizagem colaborativo

Mostrar registro simples

Autor Caetano, Márcia Aparecida Tinoco Pereira;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Monitoria: colaboração assistida idas e vindas para um processo de ensino-aprendizagem colaborativo;
Resumo O objetivo desta pesquisa é levantar informações que contribuam para melhor compreensão dos casos de êxito na recuperação acadêmica dos alunos, que, além de participarem das aulas de Tutoria no Colégio Santo Inácio/RJ, também recebem ajuda de seus colegas. Este estudo se concentra em observar a relação dos alunos com o saber e como pode se estabelecer um ambiente de ensino-aprendizagem colaborativo. As ponderações e as análises feitas estão alicerçadas em um arcabouço teórico sócio-interacionista que dialoga com a realidade em que estão inseridos os participantes do processo, inclusive a pesquisadora. No intuito de melhor compreender o que realmente pensam e sentem os discentes envolvidos, foram aplicados dois instrumentos de análise: questionário e entrevistas com alunos monitores voluntários e alunos assistidos por seus pares. Os resultados apontam o reconhecimento da importância do professor em sala de aula como um primeiro contato com o conhecimento pretendido. Os estudantes assinalam, contudo, que há momentos em que receber a ajuda de um colega, academicamente mais preparado, é um diferencial no seu processo de aprendizagem. Do mesmo modo, os alunos monitores reconhecem que também são beneficiados ao partilhar conhecimento com os colegas auxiliados, pois reforçam o conteúdo trabalhado e podem pensar em outras possibilidades de aprendizagem do mesmo assunto. Os dados apontam para a Tutoria como um ambiente alternativo e disposto a acolher todo aquele que necessita de apoio acadêmico e que não pode ficar sem assistência. É evidente a disponibilidade de alunos monitores voluntários neste projeto de educação, que procura ampliar a possibilidade de êxito acadêmico dos discentes com dificuldades e acredita na educação que vai além do acadêmico.;
Abstract The objective of this research is to gather information that contribute to a better understanding of the cases of success in the academic recovery of the students, who, besides taking part in tutorial classes at the Colégio Santo Inácio/RJ, also receive help from their peers. This study focuses on observing students' relationship with knowledge and how a collaborative teaching-learning environment can be established. The reflections and analyses are based on a theoretical socio-interactionist framework that dialogues with the reality in which the participants of the process, including the researcher, are inserted. In order to better understand what the students involved really think and feel, two analytical tools have been applied: questionnaire and interviews with volunteer student monitors and students assisted by them. The results point to the recognition of the importance of the teacher in the classroom as a first contact with the intended knowledge. Students note, however, that there are times when receiving the help of a fellow student, academically more prepared, makes a difference in their learning process. Likewise, the student monitors recognize that they are also benefited by sharing knowledge with their peers, because they reinforce the content worked and can think of other possibilities of learning the same subject. The data point to Tutoria as an alternative learning environment, willing to welcome anyone who needs academic support and who cannot be left without assistance. It is evident the importance (?) of volunteer student monitors in this education project, which seeks to expand the possibility of academic success of students with difficulties and believes in education that goes beyond the academic.;
Palavras-chave Educação; Tutoria; Ensino-aprendizagem; Pedagogia inaciana; Education; Mentoring; Teaching-learning; Pedagogia ignatia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7380;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística