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Educação integral: tradição, inovação e avaliação na perspectiva da espiritualidade e Pedagogia Inaciana

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Autor Longhi, Marcio;
Orientador Schneider, Dário;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8047355882909574;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação integral: tradição, inovação e avaliação na perspectiva da espiritualidade e Pedagogia Inaciana;
Resumo O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da importância da Educação Integral como resposta aos anseios por uma Educação mais significativa para a sociedade, especialmente, para os jovens. A partir da observação referente aos problemas advindos de uma cultura líquida e descartável, propõe-se um estudo que, perpassando a Educação Integral, lance luzes sobre um modelo educativo comprometido com a integralidade da pessoa. Para tanto, fundou-se numa revisão bibliográfica de documentos do apostolado educacional da Companhia de Jesus postos em diálogo com pensadores de diferentes vertentes pedagógicas. Os conceitos de inovação social e desenvolvimento de competências contribuem para uma concepção pedagógica mais aberta, apontando para as necessidades da realidade, rompendo com a inércia que promove mais do mesmo. Pela avaliação, pretende-se a calibração dos diferentes processos, alinhando tempos e recursos em relação à Educação Integral, bem como servir como ferramenta para o desenvolvimento da autorregulação e do protagonismo do aluno. Ambos os conceitos se entrelaçam e contribuem para a significação do conceito de Educação Integral, a fim de que se possam desenvolver estratégias pedagógicas mais assertivas em relação à formação de pessoas conscientes, compassivas, competentes e comprometidas.;
Abstract This paper presents a reflection on the importance of Integral Education as a response to the desire for a more meaningful Education for society, especially for young people. From the observation concerning the problems arising from a liquid and disposable culture, it is proposed a study that, through the Integral Education, throw light on an educational model committed to the integrality of the person. Therefore, it was based on a bibliographical review of documents from the Jesuit educational apostolate placed in dialogue with thinkers from different pedagogical perspectives. The concepts of social innovation and skills development contribute to a more open pedagogical conception, pointing to the needs of reality, breaking with the inertia that promotes more of the same. The evaluation intends to calibrate the different processes, aligning time and resources in relation to Integral Education, as well as, serve as a tool for the development of self-regulation and the protagonism of the student. Both concepts intertwine and contribute to the meaning of the concept of Integral Education, in order to develop more assertive pedagogical strategies regarding the formation of conscious, compassionate, competent and committed people.;
Palavras-chave Educação integral; Inovação social; Formação de competências; Avaliação Integral; Integral education; Social innovation; Skills training; Integral evaluation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7381;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


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