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Autor Nardelli, Débora;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9324588210427454;
Orientador Bittencourt, Claudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Co-orientador Bolzan, Larissa Medianeira;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5646345717919827;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Escritórios abertos e a satisfação de funcionários;
Resumo É sabido que a maioria das pessoas investe grande parte de seu tempo em ambientes internos, como escritórios, empresas, fábricas etc. Com o surgimento de novas teorias sobre produtividade relacionadas ao ambiente de trabalho e em decorrência de grandes avanços tecnológicos, novos formatos de trabalho surgiram, e, em consequência, novas demandas ligadas ao trabalho se refletiram em necessidade de mudança em novos ambientes e espaços físicos. Com demandas cada vez maiores e com a preocupação com o bem-estar do funcionário, a busca por ambientes flexíveis e por mais escritórios abertos vem se tornando comum com o passar do tempo. Pesquisas mais recentes evidenciam a importância de um ambiente de trabalho flexível e preocupado com o design relacionado ao funcionário, o qual proporciona melhor desempenho, produtividade e satisfação. Assim, constitui-se como objetivo deste trabalho analisar a percepção dos trabalhadores em relação aos escritórios abertos e flexíveis e como esse tipo de escritório pode influenciar a satisfação do usuário. Para tanto, foram selecionadas duas empresas que foram reformuladas de escritórios fechados para escritórios abertos a fim de se analisar a satisfação do funcionário após a reformulação. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória em cada empresa e foram realizados questionamentos individuais com oito funcionários de cada empresa, totalizando dezesseis entrevistados, para se analisarem questões relacionadas à satisfação baseada em elementos como desempenho, bem-estar, ruído, interação e autonomia. A pesquisa realizada aponta, com base nas opiniões dos funcionários, que os aspectos positivos e negativos são percebidos de maneiras diferentes entre os funcionários. Alguns percebem as mudanças e as consequências da transição como algo positivo, enquanto outros percebem o contrário. Dessa forma, impossibilita-se uma conclusão clara referente à satisfação. As contribuições que prevalecem desta pesquisa são o aumento do campo de visão, dado pelas informações e pelas análises aqui trazidas, referente à teoria e à prática da satisfação dos funcionários na transição de escritórios fechados para escritórios abertos.;
Abstract It is known that most people spend the majority of their time in indoor settings, like offices, companies, factories, etc. With the emergence of news theories about productivity related to indoor settings and big technological advances, new formats of work activity emerged and, consequently, new work-related demands reflected that changes of indoor settings and physical spaces is needed. With demands getting bigger and bigger and the concern of the well-being of the employee, the search for flexible and open settings are becoming common with time. Recent studies show that, the importance of a flexible workspace and with design that attends to his need, can improve his productivity, performance and satisfaction. The objective of this work is to analyze the perception of the workers in relation with their newly renovated, open-plan office environment. For that, it was selected two companies that were renovated from a closed-plan office to an open plan office and the employee satisfaction analyzed. After that, an exploratory qualitative research was made in each company, individual questioning was made with eight employee each, totalizing sixteen people interviewed, of which were analyzed questions about their satisfaction based on elements like performance, well-being, noise, interaction and autonomy. The research points out, taking in account the opinions of the employees, that positive or negative aspects can be perceived differently by them. Some perceive that the changes and consequences that occurred in the office by the transition as something positive, and others feel the opposite. And so, making a clear conclusion about the satisfaction impossible. The contributions that prevail from this research it’s the widening of the field of view about this topic, granting it more information and analyses that the research provided relating to the theory and practice of the employees on the transition to closed-plan offices to open-plane ones.;
Palavras-chave Escritórios abertos; Escritórios fechados; Satisfação do funcionário; Design de escritórios; Bem-estar de funcionários; Open-plane offices; Closed-plan offices; Employee satisfaction; Office design; Employee well-being;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-08-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7460;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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