RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desenvolvimento sustentável na educação superior (DSES): a contribuição da pesquisa acadêmica

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Danesi, Luiz Carlos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5440583903709663;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pereira, Giancarlo Medeiros;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0862215016729506;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Desenvolvimento sustentável na educação superior (DSES): a contribuição da pesquisa acadêmica;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo visa à defesa de tese quanto à utilização da pesquisa acadêmica no Desenvolvimento Sustentável na Educação Superior (DSES), como requisito para obtenção do título de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. O tema do estudo aborda o DSES. Questiona a atual contribuição da pesquisa acadêmica com relação ao tema e tem por objetivo principal propor contribuições que incrementem as práticas do DSES através do Ensino da Sustentabilidade (ES). Para tanto, investigou 4 universidades não estatais, avaliando 12 projetos de pesquisa e suas contribuições para o DSES e para com as práticas do ES. A organização deste trabalho consiste na introdução; referencial teórico; metodologia; análise e discussão dos resultados e bibliografia. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) apontou para a lacuna na produção científica no que se refere à ampliação do conhecimento na DSES por meio da utilização de resultados de pesquisa acadêmica no ES. A literatura revisada foi codificada como DSES, ES, Barreiras ao DSES e Pesquisa Acadêmica. Referente à metodologia de pesquisa, trata-se, quanto ao método científico, de uma pesquisa de característica indutiva e, quanto aos métodos de pesquisa, evidencia-se um estudo aplicado, exploratório, de casos múltiplos e de caráter qualitativo. O protocolo de pesquisa apresentou os questionamentos que foram elaborados pelo doutorando, considerando a RSL, que orientou um processo semiestruturado de coleta de dados. As entrevistas com os pesquisadores das universidades participantes do estudo foram presenciais e via Skype. Apresenta-se também um modelo de Sistema de DSES a ser utilizado na análise e discussão dos resultados: trabalha-se com a síntese dos achados onde; o diálogo com a literatura; as contribuições da Tese; e as considerações finais apontando para a comprovação da Tese, o atendimento aos objetivos e a possibilidades de estudos futuros.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study aims at the defense of Thesis regarding the use of academic research in the Sustainable Development in Higher Education (SDHE), as a requirement to obtain a Doctorate in the Postgraduate Program in Production Engineering and Systems of the Polytechnic School of the University of Valley of the Sinos River - UNISINOS. The subject of the study addresses the SDHE. It questions the current contribution of the academic research in relation to the theme and its main objective is to propose contributions that increase the practices of the SDHE through the Teaching of Sustainability (TS). To this end, it investigated 4 non-state universities, evaluating 12 research projects and their contributions to the SDHE and TS practices. The organization of this work consists of the introduction; theoretical reference; methodology; analysis and discussion of results and bibliography. The Systematic Review of Literature (SRL) pointed to the gap in scientific production regarding the expansion of knowledge in the SDHE through the use of academic research results in TS. The revised literature was codified as SDHE, TS, Barriers to SDHE and Academic Research. Regarding the research methodology, it is a question of a research of inductive characteristic, as far as the scientific method is concerned, and an exploratory, multiple-case, qualitative study is evidenced. The research protocol presented the questions that were elaborated by the doctoral student, considering the SRL that guided a semi-structured process of data collection. The interviews with the researchers of the participating universities of the study were presential and through Skype. A System model in the SDHE to be used in the analysis and discussion of the results is also presented: we work with the synthesis of the findings: the dialogue with literature; the contributions of the Thesis; the final considerations pointing to the proof of the Thesis; the attendance to the objectives and the possibilities of future studies.;
metadataTrad.dc.subject Desenvolvimento sustentável; Educação superior; Pesquisa acadêmica; Sustainable development; Higher education; Academic research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-10-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7469;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics