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Avaliação da usabilidade do aplicativo móvel de uma instituição do ramo financeiro

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metadataTrad.dc.contributor.author Lottermann, Marcos;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Porto, Josiane Brietzke;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1935135839153925;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Avaliação da usabilidade do aplicativo móvel de uma instituição do ramo financeiro;
metadataTrad.dc.description.resumo Cerca de 90,4% da população brasileira tem acesso aos serviços bancários. Este público é composto por um grupo de indivíduos, com distintas características. Sendo assim, os seus gostos, interesses e necessidades no que tange aos serviços bancários apresentam grande variação. Haja vista que o mobile banking consolidou-se como principal canal bancário utilizado nos últimos anos, os padrões de usabilidade precisaram sofrer adaptações para atender as interfaces móveis. Portanto, este trabalho trata de um estudo de caso no Banco BAN, numa área que faz parte da diretoria de TI da instituição. Neste contexto, este artigo realizou a avaliação da característica da usabilidade do aplicativo móvel desta instituição, com base nas normas ISO/IEC 25010 e 25040, utilizando um instrumento de avaliação, aplicado por uma equipe interna de avaliação. Os resultados da pesquisa mostram propostas de melhorias e sugestões tocantes a usabilidade da aplicação avaliada;
metadataTrad.dc.description.abstract About 90.4% of the Brazilian population has access to banking services. This public is composed of a group of individuals with distinct characteristics. As such, their likes, interests and needs with regard to banking services vary greatly. Considering that mobile banking has consolidated the main banking channel used in the last years, the usability standards needed to be adapted for attending the mobile interfaces. Therefore, this paper deals with a case study in an area that is part of the IT Board at BAN Bank. In this context, this article shows the assessment of the usability of this institution's mobile application, based on ISO/IEC 25010 and ISO/IEC 25040 standards, using an assessment tool applied by an internal evaluation team. The research results show proposals for improvements and suggestions regarding the usability of the evaluated application.;
metadataTrad.dc.subject Serviços bancários; Mobile banking; Canal bancário; Banco BAN; ISO/IEC 25010 e 25040; Bank services; Mobile banking; Banking channel; Bank BAN; ISO / IEC 25010 and 25040;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7535;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Qualidade de Software;


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